Tabernáculo - Onde se realizava o culto público. Desde que os israelitas andaram pelo deserto até ao reinado de Salomão, era não só o templo de Deus, mas também o palácio do Rei invisível. Era a ‘Sua santa habitação’, o lugar em que Ele encontrava o Seu povo, tendo com os israelitas comunhão - era, pois, o ‘tabernáculo da congregação’, isto é, o templo do encontro de Deus com o homem.

Tabernáculos, Festa dos - Era uma solene festividade dos hebreus, a qual durava oito dias, e era celebrada depois de se fazer a colheita do trigo e de se recolherem os frutos, sendo chamada a festa da Colheita dos Frutos. Era uma das três grandes solenidades, em que todas as crianças do sexo masculino eram obrigadas a apresentar-se diante do Senhor - e foi ela instituída para comemorar a bondade de Deus, que protegeu no deserto os filhos de Israel, e os fez habitar em tendas ou barracas depois de terem deixado as terras egípcias.

Talento - É, no Antigo Testamento, o maior peso hebraico para metais. Parece que os antigos hebreus tiveram três diferentes talentos, provenientes da Assíria e da Mesopotâmia, onde havia três talentos semelhantes. O talento peso ‘do rei’ era igual ao peso padrão de 158 arratéis - o talento de ouro a 131 arratéis, 6000 libras esterlinas - o talento de prata a 117 arratéis, 400 libras esterlinas. A moeda, mencionada no Novo Taestamento, é o talento grego, com o valor de, aproximadamente, 240 libras esterlinas. Também é capacidade para realizar algo.

Talmude - Doutrina e jurisprudência da lei mosaica com explicações dos textos jurídicos do Pentateuco e a Michna, quer dizer, a jurisprudência elaborada pelos comentadores.

Templo - Edificação para definir o local de culto. Tinha divisões internas para Gentios, Judeus homens, mulheres, classes dentro do judaísmo, além do Santo dos Santos.

Tenazes - Instrumento parecido com uma tesoura para segurar coisas para um determinado fim.

Tenda - Forma de habitação. Local para habitar.

Terebinto - Esta árvore tem um tronco pequeno e nodoso, crescendo até à altura de quase 6 metros - muitas vezes acha-se isolada, e por isso é facilmente reconhecida à distância, sendo boa para debaixo delas se realizarem especiais práticas religiosas. Em outros lugares, fora da Palestina, dela se extrai a terebentina, para fins comerciais.

Tentação - Ato ou efeito de tentar, desejo veemente, disposição ou impulso para a prática de ações condenáveis.

Tentador - O agente da tentação. Também se denomina ‘o diabo’ e Satanás.

Tetrarca - Governador de uma quarta parte. Acha-se aplicado o termo a Herodes Antipas, tetrarca da Galiléia, a Herodes Filipe, tetrarca da Ituréia e Traconites, e a Lisânias, tetrarca da Abilene (Lc 3.1). Parece que os romanos usavam esse título, nos tempos do Novo Testamento, para designar príncipes tributários, que não tinham suficiente importância para serem chamados reis.

Teologia - Teologia é a doutrina ou ciência de Deus. A Teologia cristã, aquela que mais nos interessa, é, na aceitação geral, a ciência da religião evangélica, como se acha ela revelada na Bíblia, desenvolvida na História, e continuada na vida progressiva da igreja cristã.

Teológico - Que diz respeito à teologia, que está conforme aos ensinamentos da teologia.

Tição - Pedaço de lenha em brasa na sua extremidade, um facho, frechas que queimam.

Tofete - Lugar da chama. Acredita-se que era inicialmente um lugar de rara beleza, mas que foi corrompido com culto aos ídolos e sacrifícios. Por conta disso, deveria se tornar o Vale da matança, como vemos em Jeremias.

Torá - Em hebreu, "lei". A princípio se referiu à instrução oral, tarefa específica dos sacerdotes em Israel e depois dos profetas, dos "sábios". Quando vão se formando os livros, a Torá ou lei, ficou definida como o Pentateuco, o conjunto dos 5 primeiros livros da Bíblia (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio). No Novo Testamento, às vezes designa todo o Antigo Testamento.

Topázio - Pedra preciosa transparente, de cor áurea. Diz Hilário que ela excede em brilho as outras pedras, como o ouro os diversos metais. Uma ilha do Mar Vermelho era chamada ilha do Topázio. As descrições no Apocalipse acham-se em íntima conexão com as do Êxodo e de Ezequiel. O topázio era uma pedra que brilhava no peitoral do sumo sacerdote - semelhantemente adornava as vestes do rei de Tiro - e luzia nos fundamentos da Jerusalém Celestial.

Transcendência - O conjunto de atributos do Criador que lhe ressaltam a superioridade em relação à criatura.

Transcender - Ser superior a; passar além de; ultrapassar, exceder.

Tremedal - Pântano; brejo.

Trombeta - Era usualmente o "shophar" ou chifre de carneiro ou de boi, e muitas vezes, ainda em uso entre os judeus nas ocasiões solenes. Fez-se menção, também, de trombetas de prata, de que se serviam somente os sacerdotes.

Tropel - Barulho produzido por grande número de pessoas que se agitam; grande estrondo feito com os pés; conjunto de pessoas movendo-se em desordem; tumulto; confusão.

Tumim - Perfeição - Ver Urim.