A Continuidade da Igreja (continuação)

 Assunto: A Continuidade da Igreja (continuação)

 

Texto Básico: “E o que de mim, entre muitas testemunhas ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros”. (II Timóteo 2:2)

 

      Introdução

      É um fato conhecidíssimo que a Igreja Romana afirma ser a mais antiga do cristianismo. Os Batistas porem crêem que suas igrejas são as únicas que realmente têm uma ligação com aquelas fundadas pelos apóstolos, através de uma linhagem histórica ou sucessão ininterrupta de igrejas. Nós cremos que a promessa de Cristo em Mateus 16:18 torna necessária tal ligação histórica.

     Os eruditos Dr. Ypeij e Dermont, este último sendo o capelão do rei da Holanda, pertencentes à Igreja Reformada da Holanda afirmaram, como resultado de uma pesquisa encomendada pelo rei: “Os batistas podem ser considerados como a única comunidade cristã que desde os tempos apostólicos tem permanecido sem interrupção e como uma sociedade cristã tem preservado em estado puro as doutrinas do Evangelho ao longo de todas as épocas... (Isto) desmente a noção errônea dos católicos de que a sua denominação é a mais antiga!”. (History of the Chuch, Edição Breda, 1819, citado na Enciclopédia of Religious Knowledge, no artigo sobre os Menonitas). Essas não são palavras de um batista e sim de evangélicos que faziam parte de uma denominação protestante. Tal citação então não deixa de ter bastante peso entre as provas históricas da origem apostólica dos batistas!!

      Dissemos na última lição que há duas maneiras de provar tal ascendência dos batistas: 1) Identidade doutrinária com as igrejas do Novo Testamento; 2) Identidade histórica, ou seja, uma linhagem direta com as igrejas apostólicas. Examinemos primeiro:

  1. A identidade doutrinária dos batistas com as igrejas da Bíblia

     Ao procurar a verdadeira igreja no mundo de hoje ou através dos séculos, como saber ao certo se determinado grupo de crentes era ou não da linhagem apostólica? Será possível traçar a história dos batistas através das doutrinas que defendiam? Cremos que sim. Quais são então as doutrinas absolutamente necessárias para que uma igreja se identifique com as da Bíblia e possa ser considerada como uma genuína igreja batista?

     Observando aquela igreja que foi fundada por Cristo e que recebeu o Espírito Santo no Dia de Pentecostes, encontramos praticamente todas as marcas que caracterizariam as igrejas apostólicas. Notemos os seguintes fatos a respeito da primeira igreja do Novo testamento:

     1. A igreja era composta só por pessoas convertidas e salvas através do arrependimento e da fé (Atos 2:37-41). As igrejas do Novo Testamento e as batistas através dos séculos batizaram somente pessoas que pudessem arrepender-se e aceitar a Cristo como Salvador pessoal. Como os apóstolos, os batistas sempre defenderam a necessidade de uma igreja “pura”, ou seja, composta de pessoas transformadas pelo novo nascimento, dando em suas vidas “frutos dignos de arrependimento”. Por defenderem a pureza da igreja através de ordenanças puras e uma disciplina rigorosa (I Cor. 5: 1-13), os inimigos dos batistas muitas vezes no decorrer da historia os apelidaram de “puritanos”. A posição da Igreja Romana tem sido bem diferente, admitindo a notórios pecadores como membros, já que o batismo é dado aos bebês, que não possuem raciocínio nem fé!

     2. A primeira igreja reconhecia somente “a doutrina (o ensino) dos apóstolos” (v.42), transmitida a principio oralmente e mais tarde por escrito, compondo o Novo Testamento. Aceitar unicamente a Bíblia como definidora de sua regra de fé e pratica, tem sido uma marca infalível dos batistas através dos séculos.

     3. A primeira igreja observava apenas duas ordenanças simbólicas e não sacramentais, o batismo por imersão e a Ceia (vs. 41,42). Praticavam uma Ceia “restrita”, admitindo a participação somente de pessoas salvas e batizadas.

     4. As primeiras igrejas ensinavam a salvação totalmente pela graça (Ef. 2:8-10). Quase todas as seitas “evangélicas”, para não falar na católica, de alguma maneira misturam os esforços e as ações humanas com a graça de Deus na salvação do individuo. Só os batistas têm se conservado firmes na pregação da salvação puramente pela graça divina!

     5. As primeiras igrejas eram independentes umas das outras, não adotando nenhuma forma de bispado ou papado, sendo governadas “democraticamente” em regime congregacional. Cada igreja de Cristo governa a si mesma, recorrendo aos escritos dos apóstolos na Bíblia para sua orientação.

     6. A primeira igreja cria na liberdade de consciência para todos e que o governo civil não tem o direito de mexer em assuntos de religião (Atos 5:29). Sempre combatemos a idéia de uma igreja “oficial” ou estatal, e que um governo obrigue ou pressione pessoas a seguir alguma religião. Os batistas têm sido perseguidos em quase todos os paises do mundo, mas sempre afirmaram que a liberdade de culto deve ser estendida a todos sem distinção. Este princípio tem feito com que eles sempre sejam os perseguidos, mas nunca os perseguidores dos outros!

     Estas são as principais doutrinas pelas quais podemos identificar as igrejas neotestamentárias batistas em qualquer momento da História. Essas igrejas às vezes tinham alguns pontos de vista diferentes, mas sempre houve uma concordância entre elas quanto a estas doutrinas.

  1. A identidade histórica das batistas

     Podemos traçar nossa linhagem através de vários grupos ou “movimentos” de batistas, que foram apelidados principalmente de novacianos, donatistas, paulicianos, valdenses e anabatistas. Não afirmamos que todos os que levavam esses nomes eram realmente batistas, mas torna-se claro ao estudante da historia da igreja que havia entre todos esses grupos centenas de igrejas que criam e praticavam as mesmas doutrinas que os batistas atuais. O próprio nome “batista” é muito antigo e muito provavelmente foi usado para distinguir a todos esses grupos. Certo é que todos eles foram tachados de “anabatistas” ou “rebatizadores” por causa do costume de batizarem a todos os que vinham de outras seitas. Eles rejeitavam este apelido e afirmavam que não batizavam uma segunda vez, mas sim que ministravam o único e verdadeiro batismo bíblico! Quanto ao nome “batista”, sabemos que é bíblico, pois João, o primeiro batizador, recebeu este titulo de Deus. Se João é chamado na Bíblia de “o batista”, se os batizados por ele foram organizados em igreja pelo próprio Cristo e essa igreja por sua vez deu continuidade ao batismo de João, certamente não será antibiblico chamar de “batistas” as igrejas que continuam a praticar o seu batismo até hoje!

     Embora o nome “batista” seja bíblico e respeitável, às vezes é usado por igrejas que já fugiram dos princípios bíblicos historicamente defendidos pelos batistas! Ressaltamos então que uma igreja não pode fugir dos princípios bíblicos e ainda afirmar ser uma igreja de Cristo, só por ser uma autentica descendente das igrejas apostólicas. É preciso que a igreja pregue e pratique as doutrinas do Novo Testamento para continuar a ser identificada com as igrejas neotestamentárias!

     Convém também relembrar que qualquer seita, denominação ou igreja que teve sua origem após a época apostólica, logicamente não poderá reivindicar para si a promessa de Mateus 16:18, visto que não possui ligação histórica com  as igrejas fundadas pelos apóstolos. Elas são muito novas para serem igrejas do Novo Testamento. Mostramos também que somente os batistas não têm fundador senão o próprio Jesus Cristo. Na verdade, podemos traçar nossa historia pelos batistas da Europa e os da Grã-Bretanha, que afirmam ter uma sucessão ininterrupta desde que o evangelho lá chegou em 63 D.C.

      Para finalizar, veremos mais dois testemunhos da nossa antiguidade, fornecidos por antigos inimigos dos batistas:

     - O Cardeal Hósios, presidente do Concilio Católico de Trento ocorrido em 1554, disse que os anabatistas tinham existido durante os 1200 anos anteriores, admitindo assim a existência de batistas já no ano 354!

     - Zuinglio, o reformador suíço, disse em 1525 que “os anabatistas não são uma novidade” e que tinham existido já durante 1300 anos, o que significa reconhecer que os batistas já existiam no ano 225!

      Tais confissões dos nossos adversários poderiam ser multiplicadas, mas consideramos que essas já são suficientes para provar historicamente que realmente a promessa de Cristo não falhou e que temos uma história maravilhosa. Lembremos que a maioria das informações sobre os antigos batistas foi dada por seus perseguidores e que eles chegaram até a derramar o próprio sangue para que pudéssemos ter hoje a Bíblia, o Evangelho verdadeiro, o batismo reconhecido no Céu e as doutrinas apostólicas. Portanto, tratemos de continuar esta linhagem de testemunhas fiéis de Cristo até que Ele venha!  (II Tim. 2:2; Apoc. 2:10).

     Questionário da lição 17

    1. Que disseram os historiadores holandeses a respeito da historia dos batistas?
    2. Quais são as doutrinas básicas que distinguiram as igrejas batistas através dos séculos?
    3. Quais são alguns dos nomes ou apelidos que os antigos batistas receberam dos seus adversários?
    4. O que significa “anabatista” e por que os batistas sempre rejeitaram esse apelido?
    5. O que disse o Cardeal Hosius e o reformador Zuinglio a respeito da antiguidade dos anabatistas (batistas)?