A Posição e o Estado do Crente

 Assunto: A Posição e o Estado do Crente

Texto Básico: I Coríntios 1:1-13

 

Texto Áureo: “Sendo pois justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus” (Romanos 5:1-2)

 

      Introdução

      Para compreendermos o significado do assunto “A Posição e o Estado do Crente”, examinemos em primeiro lugar o texto básico. A primeira vista parece que ao escrever aos crentes da “igreja de Deus que está em Corinto”, o apóstolo Paulo cai numa contradição. Ele os chama de “santificados em Cristo Jesus, chamados santos” (verso 2), diz que eles possuíam todos os dons do Espírito Santo (versos 4 a7), que foram chamados “para a comunhão” do Filho de Deus e que seriam “irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo” (versos 8 e 9). Alguém comentou que parecia que essa gente era muito boa, quase perfeita!. Mas logo em seguida Paulo os repreende muito severamente por tolerarem sérias divisões na igreja (versos 10 a17), os chama de gente carnal (3:1-4), acusando-os de falta de humildade (4:7,8,10,18-21) e ameaçando de ir ter com eles com a vara de disciplina! No capítulo cinco ele os repreende por tolerarem na igreja um homem que cometia um pecado escandaloso até entre “os gentios” (5:1) e pela igreja estar orgulhosa em vez de humilhada (5:2). No capítulo seis Paulo os repreende por irem aos tribunais do mundo com litígios uns contra os outros. No capítulo 11, a igreja é acusada de corromper a Ceia do Senhor e nos capítulos 12 a 14, de realizarem cultos cheios de confusão por causa de abuso no dom de línguas. Por fim no capítulo 15, registra que havia na igreja irmãos que nem criam na ressurreição dos mortos!

      Essa aparente contradição se explica pelo contraste entre a posição  e o estado (condição ou situação) do crente. Os membros da igreja em Corinto eram realmente o que Paulo falou: santificados (1:2), ricos (1:5), templo do Espírito Santo (3:16,17; 6:19), lavados, santificados e justificados (6:11). Tudo isto descreve a posição deles, o que eram e tinham em Cristo! Este era o ponto de vista divino, a maneira como que Deus os via e os considerava em Cristo (Romanos 5:1-2). Por outro lado, os problemas existentes naquela igreja falavam da situação deles quanto à experiência. Eles ainda não tinham aprendido a viver aqui na terra de acordo com o que eram lá no céu! A posição é o que Deus diz do  crente e o seu estado se refere ao seu comportamento.

      Efésios 1:1-23 nos conta das bênçãos que os crentes possuem em Cristo. “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo!” (Efésios 1:3). Todas estas bênçãos pertencem até mesmo ao crente mais fraco desde a hora em que recebeu a Cristo como seu Salvador (I Coríntios 1:30, 31). Mesmo o crente carnal é e possui tudo isso em Cristo, se bem que seu estado seja bem outro por se encontrar ainda dominado pelo “velho homem”, o qual nunca poderá ser outra coisa senão podre e ruim diante de Deus (Romanos 8:7).

 

     Como veremos adiante, Deus deseja que o nosso estado ou seja, nossa experiência, esteja sempre melhorando até equiparar-se à nossa posição! O crente nunca deve ficar satisfeito com uma experiência espiritual deficiente, mas deve desejar um progresso constante na sua santificação até ao dia da vinda de Cristo, em que Ele nos arrebatará e transformará nossos corpos, tirando todo vestígio do velho homem e fazendo-nos semelhantes a Ele mesmo (I João 3:2)!

 

      A – A nossa Posição e o nosso Estado comparados

     1) Filhos e herdeiros de Deus. O que é preciso para que um bebê seja um príncipe? Somente nascendo na família de um rei, não é mesmo? Existe também somente uma maneira de alguém se tornar filho e herdeiro do Grande Rei. Ele tem que nascer de novo, chegando assim a ocupar a posição e gozar os privilégios de um filho e herdeiro de Deus (João 1:12,13; Romanos 8:15-17; Gálatas 3:26; 4:6-7). Durante a sua infância, um herdeiro ao trono poderá não se comportar como um príncipe, mas nem por isso deixa de sê-lo. Se alguém é realmente nascido de Deus, esse crente também poderá não se comportar como seria adequado a um filho de Deus, pois continua sujeito a cair no erro por causa da velha natureza, mas apesar disso nunca deixará de ser um filho.

 

     É por isso que Deus nos convida a sair do meio dos incrédulos, separando-nos do mundo e assim “Ele nos receberá, e será para nós Pai e nós seremos para Ele filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso” (II Coríntios 6:17-18). Como pode ser isso se já somos Seus filhos por nascimento? A explicação está no fato que esse trecho não se refere a nossa posição e sim à nossa situação! Se obedecermos a essa chamada para a santificação, comportando-nos como filhos de Deus, então Ele irá publicamente se comportar como nosso Pai!

 
 
 
 

      Podemos ser pobres, não possuindo nem casa própria, mas em Cristo somos ricos! Tudo que Deus tem é nosso: Seu amor, Sua bondade, Sua mansidão, Sua santidade, Sua paz, além do que somos herdeiros do próprio mundo (II Coríntios 6:10; I Coríntios 3:21-23; Romanos 4:13). Somos reis e sacerdotes de Deus e reinaremos sobre o mundo inteiro (Apocalipse 1:5-6; 5:10; I Coríntios 6:2,3). Muitas vezes o crente se comporta de uma maneira mesquinha, se esquecendo de que em Cristo ele é agora uma pessoa nobre! Podemos nos tornar semelhantes ao filho de um lorde inglês que, por causa de um pecado foi obrigado a deixar a Inglaterra. Fugindo para o Canadá, passou a levar uma vida muito difícil ganhando um salário miserável. Depois de muitos anos naquela situação, ficou sabendo que seu pai havia morrido, deixando-lhe um título de nobreza pelo qual tinha direito a ocupar um lugar na câmara alta do seu país! Sua posição era a de um nobre mas a sua situação era a de um trabalhador comum!

 

      2) Justificados, santificados, e glorificados (Romanos 8:29,30). Paulo falou tudo isso a respeito dos crentes no tempo passado, como se já tivesse acontecido! Lembremos que “Glorificado” significa ser feito igual a Cristo!(I João 3:2) O crente é visto por Deus como estando “em Cristo” ou seja, Ele considera o crente como que já estando ressurreto, glorificado e ocupando sua posição “nos lugares celestiais”onde Cristo está! (Efésios 2:5-10). Quando porém observamos a vida dos crentes, eles certamente não parecem estar já glorificados. Quando vemos tantos defeitos neles, somos tentados às vezes a pensar como é que Deus ainda pode amá-los!!! Mas aí está justamente a diferença entre a nossa posição e o nosso estado! “Em Cristo” estamos “mortos para o pecado” (Romanos 6:11), mas às vezes o crente se acha derrotado pelo próprio pecado (Romanos 7:22-25).”Em Cristo” somos perfeitos, mas aqui ainda caminhamos para a perfeição e Deus precisa nos dizer: “Sede perfeitos!” (Mateus 5:48). Cremos que somente entendendo esta distinção entre a posição e o estado do crente é que poderemos compreender certos trechos bíblicos que parecem ser contraditórios.

 

      B – O plano de Deus quanto a nossa posição e ao nosso estado

      Deus não se agrada com a vida imperfeita de Seus filhos e não quer que continuem sempre com sua situação inferior à sua posição. Quando Ele terminar sua obra em nós, seremos iguais a Cristo e nosso estado se equiparará à nossa posição em Cristo! Seu plano é nos fazer idênticos ao seu Filho na sua vinda (Romanos 8:29), quando nos “conformará à imagem de seu Filho”!

 

      Uma mulher ao bordar pega um pano, risca nele um desenho e depois durante dias vai bordando tudo de acordo com o plano que foi impresso no tecido. Assim Deus ao nos salvar imprime a imagem de Cristo em nossos espíritos e depois trabalha durante muitos anos para nos deixar ao término “perfeitos em Cristo” (Colossenses 2:9-10; I Corintios 1:8-9; Judas 24; Filipenses 1:6). Ele faz isso através do efeito da Palavra de Deus em nossas vidas. Nós olhamos “como num espelho a glória do Senhor” refletida na Bíblia e o resultado é que somos “transformados de glória em glória (de um grau para outro) na mesma imagem (que na Bíblia vemos), como pelo Espírito do Senhor” (II Corintios 3:18). Quanto mais meditamos e nos alimentamos da Palavra, mais o Espírito Santo nos transforma, levando-nos cada vez mais próximos da perfeição (João 17:17). Vamos portanto cooperar com Ele, submetendo-nos voluntariamente a essa obra divina para que possa nos transformar (Romanos 12:1-2). A falta de obediência de nossa parte trará a dura disciplina, também necessária nessa obra de transformação! (Hebreus 12:5-11). Vamos “crescer na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (II Pedro 3:18) e assim ter uma “ampla entrada” no Seu reino eterno! (II Pedro 1:4-11).

 

      Questionário da lição 11

      1)  Como os crentes da igreja de Corinto foram chamados por Paulo?

           2)  Quais foram alguns dos erros e pecados encontrados naquela mesma igreja?

      3) Quais são alguns versículos, dados na lição, que dizem que os crentes são filhos e herdeiros de  Deus? Qual o trecho que manda nos comportarmos como filhos de Deus?

      4)  Explique, de uma maneira resumida e em suas próprias palavras, a diferença entre a posição e o estado do crente.

      5)  Conforme Romanos 8:29, qual é o destino planejado por Deus para os crentes?