A definição da palavra “Igreja”

 Assunto: A definição da palavra “Igreja”

Texto Básico: Mateus 16:18,19.

Texto Áureo: “Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a Igreja de Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade”. (I Tim. 3:15)”.

      Introdução

      Existe muita confusão a respeito do que vem a ser uma igreja. Um homem disse: “Eu sou uma igreja”. Uns dizem que não precisam pertencer a nenhuma organização, enquanto outros afirmam pertencer àquela “igreja lá de cima” da qual, dizem, ninguém pode excluí-los. Até mesmo certos evangelistas desprezam a igreja local nos seus trabalhos, visando “ganhar as massas para Cristo”, esquecendo eles que sempre dependem de igreja locais para os seus sustentos! Na verdade, qualquer doutrina sobre a igreja que leve o crente a desprezar a necessidade de ingressar e fazer parte ativa numa igreja local, visível e organizada não passa de uma doutrina falha! (I Cor. 11:22)

      Tanta confusão tem como origem uma doutrina falsa muito difundida em nossos dias, a qual confunde a Família de Deus, que de fato abrange a todos os salvos, com aIgreja de Cristo, que é sempre uma organização visível e funcional. Nosso propósito nesta e nas próximas lições será eminentemente prático. Procuraremos ajudar nossos irmãos a amar e a dar o devido valor à sua igreja, incentivando-os a dar maior apoio aos cultos e uma maior cooperação em todas as suas atividades. Cremos que uma melhor compreensão do que é a Igreja de Cristo, servirá para tornar o membro ainda mais dedicado, pois verá queservir à Igreja é o mesmo que servir ao próprio Cristo!

  1. A distinção entre a Família de Deus e a Igreja

     Como alguém passa a fazer parte de uma família? Ou é por nascimento ou então por adoção, não é mesmo? Da mesma forma, nós ingressamos na família de Deus através de um novo nascimento (João 1:12,13; 3:6,7; I Ped.1:3-5 e 23) e também recebemos o “espírito de adoção” (Rom.8:15). Somos portanto filhos de Deus por nascimento e por adoção. ”Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus” (Gal.3:26). Depois de salvos, portanto já pertencendo à Família de Deus, fomos  “acrescentados à igreja” através do batismo e do voto dos membros (Atos 2:40,41,47).

     O Novo Testamento pressupõe que todos os que se convertem obedecerão a Cristo no ato do batismo. Deus não quer que nenhum salvo fique fora da Sua Igreja! É porem lamentável que Satanás tenha criado tanta confusão sobre esta questão que hoje em dia muitos dos realmente salvos encontram-se fora do lugar planejado por Deus, pretendendo servir a Cristo sem no entanto aceitarem o verdadeiro batismo  e ingressarem numa autêntica igreja de Jesus. Infelizmente, estes irmãos não poderão ganhar os prêmios e os galardões que seriam deles se O tivessem servido numa igreja neotestamentária, conforme o padrão bíblico. Paulo alerta que “se alguém também milita, não é coroado se não militar legitimamente!” (II Tim.2:5).

  1. O uso da palavra “igreja” no Novo Testamento

     “Igreja universal e invisível” e “corpo místico de Cristo” são expressões freqüentemente usadas entre os “evangélicos”, mas não possuem nenhuma base bíblica. Afirmam que existe uma "igreja universal e invisivel” composta por todos os salvos convertidos e “batizados no Espírito Santo” desde o Dia de Pentecostes até a segunda vinda de Cristo. Como já vimos, todos os salvos de todos os tempos compõem a Família de Deus, mas a expressão “igreja universal e invisível” é uma contradição em si mesma.

     A palavra grega traduzida para o Português “igreja” significa no idioma original uma “assembléia organizada para tratar de assuntos” de uma cidade, composta por pessoas convocadas por um arauto que passava pelas ruas tocando clarim. “Igreja” em Grego é “ekklésia” – “os chamados para fora” (de suas casas) para se constituírem em assembléia. Esta assembléia não era composta por todos os moradores da cidade, mas sim apenas pelo grupo seleto dos eleitos, aqueles que tinham o privilegio da cidadania. Em Atos 19:39-41 encontramos as palavras “ajuntamento” e “concurso”, mas no texto grego em ambos os casos a palavra é “ekklésia” (leia cuidadosamente a passagem). Nunca se cogitava na possibilidade de uma assembléia que não se reunisse!!! Entretanto, quando os teólogos interpretam “igreja” como um corpo universal, caem exatamente nesta contradição, pois tal “corpo” universal não pode reunir-se “em um lugar”, como porem as igrejas do Novo Testamento podiam perfeitamente fazer, reunindo-se em um lugar: Atos 11:26; 14:27; I Cor. 11:18; 14:23! Elas podiam se reunir para tratar de casos de disciplina (Mat.18:15-17) e exclusão de membros (I Cor.5:5 e 13; II Tess.3:6). Se existe essa tal “igreja invisível”, ela simplesmente não funciona! O único corpo funcional é a igreja local e visível, conforme aparece nas páginas  do Novo Testamento (Rom.16:16; Gal.1:2; I Cor.1:2; Apoc.1:4; 2:1,8,12,18). “Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas” (Apoc.2:7). As igrejas do Novo Testamento tinham local e endereço!

     Uma das razões para que essa falsa doutrina seja tão difundida é porque ela dá uma desculpa para o crente relaxado não querer fazer parte de nenhuma igreja “de carne e osso”, livrando-se assim de qualquer compromisso. O motivo dela ter sido inventada foi a situação em que se encontrava o reformador Martinho Lutero diante dos bispos romanos. Quando ele foi interrogado sobre onde teria estado a igreja verdadeira através dos séculos, ele respondeu que ela era invisível isto é, composta pelos verdadeiros crentes dentro e fora da Igreja Romana, sem nenhuma organização. Como os protestantes não podem mostrar qualquer conexão entre suas igrejas criadas nos últimos 500 anos e aquelas igrejas do Novo Testamento, eles vêem nesta “teoria” uma excelente saída ao afirmarem que as igrejas locais não tiveram continuidade, mas somente a invisível! Como veremos numa lição posterior, a Bíblia indica claramente que as igrejas locais receberam a garantia do Senhor Jesus de que continuariam funcionando aqui na Terra até a Sua segunda vinda. Veremos também que as igrejas neotestamentárias atualmente existentes são conhecidas pelo nome de “Batistas”. O nome “batista” em si mesmo não garante a pureza de uma determinada igreja, mas nem por isso deixa de ainda identificar as que realmente representam Cristo e Sua autoridade no mundo.

     Mas qual seria o significado da palavra “igreja” em passagens como Col.1:18 e Ef.5:23 ? Não significaria nestas passagens uma igreja ou corpo formado por todos os crentes com Cristo sendo a cabeça deles? Repare que Efe.5:23 usa as expressões “o marido” e “a mulher” não significando que existe um marido “universal” e uma única mulher também “universal”. Facilmente percebemos que o sentido de “o marido é a cabeça da mulher” é simplesmente representativo ou seja, que cada marido que existe é o cabeça da sua esposa ou que todos os maridos são cabeças das suas esposas. Quando fala “o marido”, pode ser qualquer um deles e ao mesmo tempo se refere a todos que também são casados. Da mesma forma, na frase “Cristo é a cabeça da igreja”, a “igreja” seria apenas cada uma igreja local, desde que verdadeira.

  1. A definição de uma igreja de Cristo

     O que é afinal de contas uma igreja? Podemos defini-la como um grupo de crentes biblicamente batizados, unidos e organizados em Cristo, com o único intuito de realizar a vontade de dEle expressa na Grande Comissão de Mateus 28:19-20.

     Em nosso texto áureo, a igreja é chamada de “a casa de Deus”. Leia também I Cor.3:16,17; Ef. 2:21,22.  Uma pilha de tijolos e outros materiais encontrados num Deposito de Materiais de Construção não é uma casa! Embora seja uma casa em potencial, não se tornará uma casa a menos que sejam organizados pelo construtor, ligados por massa, ferro e cimento, de acordo com um plano definido. Os crentes salvos pela pregação de João o Batista, não eram uma igreja até que o próprio Cristo aparecesse e os organizasse,           entregando-lhes Suas ordenanças e comissão. Uma pessoa convertida e salva pela graça de Deus não é membro de nenhuma igreja enquanto não se ligar a uma delas através do batismo. Esse crente é uma “pedra viva”, material humano adequado para fazer parte da casa de Deus, mas não o será até que ingresse nela (I Ped.2:5).

     Se o crente quiser participar daquela instituição que é a “coluna e o fundamento da verdade” (I Tim.3:15), recomenda-se que procure uma igreja batista neotestamentária e peça o seu ingresso, apresentando-se com candidato ao batismo!

     Questionário da lição 13
  1. Qual a diferença entre a Família de Deus e a Igreja de Jesus Cristo?
  2. Quem pode fazer parte de uma igreja verdadeira?
  3. Como ingressar numa igreja verdadeira?
  4. O que significava “ekklésia” entre os gregos?
  5. Porque a idéia da igreja universal e invisível não é funcional?
  6. Porque consideramos Martinho Lutero como o maior responsável pela teoria da igreja universal e invisível?
  7. Em que sentido é usada a palavra igreja em Col. 1:18  e Ef.5:23 ?
  8. Qual a definição bíblica de igreja dada na lição?
  9. Qual o prejuízo para um salvo que não queira ser batizado e ingressar numa igreja neotestamentária?