A Glorificação

 Assunto: A Glorificação

Texto Básico: Romanos 8:16-30

 

Texto Áureo: “Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus” (Romanos 5:2)

 
 

      Introdução

 

      O que vem à sua mente quando pensa na palavra “glória”? Muitos lembram de alguma pintura que viram onde aparecia uma “auréola” em volta da cabeça de um “santo” católico e não sabem que a glória de Deus é prometida e garantida a todo crente em Cristo Jesus, por mais fraco que seja! A glorificação é a etapa final que completa a nossa salvação. Já estudamos a Justificação e a Santificação. A Glorificação é algo futuro, se bem que “não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável (indizível) e glorioso (cheio de glória, ou glorificado)” - (I Pedro 1:8). Podemos entrar desde já na participação da alegria dessa glorificação, tal como os israelitas provaram os frutos de Canaã enquanto ainda se encontravam no deserto!

 
 

      A – A certeza da Glorificação

 

     Paulo em Romanos descreve o estado do descrente como “destituído (carecendo ou faltando) da glória de Deus” (Romanos 3:23). Ao ser justificado, o pecador passa a ter agora, como algo bem certo, a “esperança da glória de Deus” (Romanos 5:1, 2). O vocábulo “esperança” aqui deveria ser traduzido “a certa ou firme expectativa”, pois a Glorificação é o destino seguro de todos os justificados. Examinemos os elos da “corrente de ouro” de Romanos 8:30: “E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou”. Paulo aqui ocupa a posição de quem já está na glória, olhando para trás! Todos os verbos se encontram no tempo passado: “predestinou... chamou... justificou... glorificou”. Por que não falou: “a estes também glorificará”, já que a nossa glorificação é futura? É porque aqui temos a linguagem da fé. O que Deus promete é tão seguro que se pode dizer que já foi cumprido! Afinal, Deus conhece o fim tão bem quanto o começo! Para Ele não existe passado, presente ou futuro!

 

     Note que não diz aqui “alguns dos que Deus justificou, a estes glorificou”, ou “aqueles que perseveraram até o fim, a estes Ele glorificou”, pois o ensinamento desse versículo é que Deus não largará nenhum crente justificado até conduzi-lo à glória! (Colossenses 1:27; Hebreus 2:10). Às vezes o crente se desanima por causa da sua própria fraqueza e chega a pensar: “Deus deve estar muito decepcionado comigo!” Mas a realidade é que Deus nunca se decepciona com o salvo, pois sabia de antemão quão tolo e fraco ele viria a ser, de modo que isto não impede Sua maravilhosa obra que opera em nós. Portanto o crente deve regozijar-se de estar nas mãos do seu Pai Celestial e deixar de lamentar suas fraquezas e fracassos, confessando-os a Deus e se entregando cada vez mais a Ele para que possa levar a cabo Sua obra do modo que lhe pareça bem. Podemos retardar essa obra e chegar lá sem galardão nenhum se persistirmos em rebelar-nos contra a vontade do nosso Pai, mas de modo nenhum poderemos fazer com que o Pai nos largue eternamente para a perdição!

     B – O que é a Glorificação?

 

     Deixando de lado o que a palavra possa vir a significar na língua portuguesa, examinemos o seu sentido na linguagem bíblica. Na Bíblia, “glória” significa: 1) Esplendor, brilho; 2) Honra, respeito; 3) Majestade, dignidade. Quando o crente for glorificado, passará a gozar de tudo isso: terá um esplendor, possuirá honra, o respeito, a majestade e a dignidade de um filho de Deus diante de todo o universo (Romanos 8:19).

 

 

     Quando é que Cristo foi glorificado? A Bíblia sempre liga a glorificação de Jesus com a Sua ressurreição e ascenção (subida e exaltação no céu): João 7:39; 12:16,23; 13:31,32; 17:1,5; I Pedro 1:21; Hebreus 2:9; Efésios 1:19-22. A nossa glorificação também está ligada à nossa ressurreição e transformação dos nossos corpos em semelhantes ao de Cristo: Filipenses 3:20,21; Romanos 8:21-25; II Coríntios 5:4,5; I Corintios 15:42-44; 51-54. Na vinda de Cristo, seremos “manifestados com Ele em glória” (Colossenses 3:4), isto é, conformados completamente “à imagem do seu Filho” (Romanos 8:29; I Coríntios 15:40). Esta transformação à imagem de Cristo, que lentamente se realiza agora (II Coríntios 3:18) será completada naquela hora. Seremos salvos eternamente da presença do pecado em nossos corpos e “os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai” (Mateus 13:43).

 

     Cristo disse em Sua oração (João 17:24) desejar que os Seus discípulos estivessem um dia onde Ele estivesse, para que “vejam a minha glória que me deste”. Isto se cumprirá quando Ele “vier para ser glorificado nos seus santos e para se fazer admirável naquele dia em todos os que crêem...” (II Tessalonicenses 1:10).  “Sabemos que, quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele; porque assim como é O veremos”! (I João 3:2). Cristo, antes humilhado e crucificado, deseja que os crentes que compartilham com Ele esta humilhação aqui no mundo, vejam e participem da Sua própria glória! É como José, que foi vendido escravo para o Egito mas depois foi exaltado à posição de segundo soberano lá. Ao revelar-se aos seus irmãos, pediu que voltassem à terra de Canaã e trouxessem seu pai para ver “toda a glória” que tinha adquirido no Egito! (Gênesis 45:13). Que regozijo teremos naquele dia do nosso encontro com Cristo!

     – O Grau da Glorificação

 

     Sabia que existem graus de “glória” para os redimidos? Sim, pois no exemplo dado por Paulo, “uma estrela difere em glória de outra estrela. Assim também a ressurreição dos mortos” (I Coríntios 15:41, 42). A Bíblia claramente nos garante que quanto mais sofrermos com Cristo (sendo fiéis a Ele aqui e agora) maior será a nossa glória! E maior será a nossa apreciação da mesma! (Romanos 8:16-18). Essa glória significa ser “coherdeiro” de Cristo, isto é, participar do Seu reino, governando as nações juntamente com Ele (II Timóteo 2:12; Apocalipse 2:26,27; Lucas 19:16,17). Nisto se vê o sentido de “honra, majestade, dignidade”. O crente fiel terá maior galardão, maior honra, maior glória diante de todo o mundo (Lucas 14:10) e também ocupará um lugar acima dos crentes menos fiéis a Cristo (Daniel 12:3). Em resumo,todos os crentes serão glorificados, mas nem todos terão o mesmo grau de glória. Alguns dos seus Servos privilegiados “o servirão” no Seu templo, a Nova Jerusalém, “e verão o seu rosto... e reinarão para todo o sempre” (Apocalipse 22:3-5).

 

 

     Anime-se pois, ó crente sofredor! O seu sofrimento por Cristo lhe proporcionará  maior glória e maior apreciação da mesma quando da vinda do nosso Mestre (II Coríntios 4:16-18). Lembre-se de que ao sofrermos com Ele “sobre nós repousa o Espírito da glória de Deus” (I Pedro 4:12-14) e que “a prova da nossa fé muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se achará em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo” (I Pedro 1:5-9)!

 

     D – A Adoção e a Glorificação

 

     A adoção está relacionada com a “redenção dos nossos corpos” (Romanos 8:23). A palavra “adoção” significa “colocar na posição de filho”, referindo-se ao aspecto jurídico da nossa filiação com Deus. Nascemos na Sua família na hora da nossa conversão e fomos “adotados” como filhos legítimos.

 

 

      Como então Paulo apresenta a adoção como algo futuro, a acontecer somente na hora da ressurreição e glorificação dos nossos corpos? É explicação para isso é que naquela ocasião todos verão quem são os filhos de Deus, pois pela glória que receberão em seus corpos, todos terão que reconhecer que eram de fato os verdadeiros filhos e herdeiros do Deus criador do céu e da terra, embora humilhados e sofredores nesta vida! Por isso aquela ocasião é chamada de o dia da “manifestação (revelação aberta e pública) dos filhos de Deus” (Romanos 8:19). Quando finalmente entraremos no pleno gozo dos nossos direitos e privilégios de filhos de Deus. Que dia maravilhoso e “cheio de glória” será aquele! Que venha logo!

 
 

      Questionário da lição 9

       1)  A glorificação é algo certo para todos os crentes sem exceção ou só para os crentes fiéis?

       2)  Qual é o texto que mostra o que chamamos “a corrente de ouro” e por que tem esse apelido?

       3)  O que significa a palavra “glória” na Bíblia?

       4)  Quando é que Cristo foi glorificado? (Dê alguns versículos citados como prova).

       5)  Quando é que nós seremos glorificados? (Dê alguns versículos citados como prova).

       6) (Preencha os espaços e dê a referência – capítulo e versículo): “Uma _______________________ difere em _______________________ de outra __________________________”.

       7.  Quem terá maior glória na ressurreição?

    8.  O que significa a palavra “adoção”?