A Regeneração

 Assunto: A Regeneração

Texto Básico: Tito 3:1-5

 

Texto Áureo: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (II Coríntios 5:17)

 
 

      Introdução

 

      Dissemos na última lição que o aspecto passado da nossa salvação chama-se Justificação. Existe mais um termo bíblico que descreve o que aconteceu quando aceitamos Cristo como nosso Salvador: Regeneração. Qual a diferença entre esses dois vocábulos? Tanto a Justificação quanto a Regeneração ocorrem quando nos convertemos a Cristo, mas a Justificação significa algo que Deus lá do céu faz por nós, ao passo que a Regeneração descreve uma obra de Deus em nós. Pela Justificação Deus nos declara justos e por meio da Regeneração Deus nos faz justos.

 

 

      Através do ato de Regeneração Deus nos comunica a Sua própria vida e natureza divina para que possamos participar da Sua santidade e assim nos tornarmos justos e santos. Não falamos no fim da última lição que Deus não soltaria um criminoso perdoado apenas para que continuasse numa vida de crimes?

 

 

     Vamos examinar nesta lição como é que Deus realiza esta obra em nós e na próxima lição estudaremos o vocábulo Santificação, que descreve o processo pelo qual Deusdá continuidade a essa obra, transformando-nos pouco a pouco para que fiquemos cada vez mais semelhantes a Cristo em caráter e ações.

 
 

      A – O significado da Regeneração

 

     “Regeneração” é a tradução de uma palavra grega que significa: NOVO NASCIMENTO. Encontramos esta palavra apenas duas vezes no Novo Testamento, em Mateus 19:28 e Tito 3:5. No primeiro texto, Cristo se refere à época vindoura e à nova criação, a renovação do mundo. Na segunda passagem, Paulo se refere claramente à experiência do crente na hora da conversão, ao seu novo nascimento e renovação pelo Espírito Santo.

 

     Em Português a palavra regenerar tem dois significados: “tornar a gerar” ou “emendar-se, reabilitar-se”. Às vezes falamos de um ladrão que parou de roubar, que ele é uma “pessoa regenerada”. Mas este não é o significado bíblico para a Regeneração. A Bíblia ensina que o homem não pode salvar-se apenas “reformando-se”, “emendando-se” ou “corrigindo-se”. Cristo confirma essa verdade ao dizer que é impossível remendar um pano velho colocando um pedaço de pano novo, pois quando o novo encolher “faz-se maior o rasgo” (Mateus 9:16). Nem que se pode pôr “vinho novo em odres velhos”, pois o gás se expande e estoura o odre (Mateus 9:17). Portanto a Regeneração não é um “remendo” no velho homem adâmico mas sim uma completa renovação. Necessitamos de um novo nascimento, uma nova vida!

     B – Como nascer de novo?

     Nicodemos queria saber como nascer de novo (João 3:4). Cristo explicou que: “Aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus” (João 3:5). Esta mesma verdade é ensinada em Tito 3:5: Deus “nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo”. A “água” citada por Jesus significa  a mesma coisa que a “lavagem da regeneração” mencionada por Paulo; o “nascer do Espírito” é equivalente a “renovação do Espírito Santo” de Tito 3:5. A “água” e a “lavagem”  são símbolos da Palavra de Deus (Isaías 55:10, 11; Tiago 1:18; I Pedro 1:23-25) e nada têm a ver com o batismo! 

 

     O novo nascimento é realizado através da Palavra e do Espírito! A “lavagem da regeneração” diz respeito à purificação da poluição ou contaminação da nossa consciência pelo pecado (Hebreus 9:14; 10:22) e a “renovação do Espírito Santo” se refere à comunicação da vida eterna e da natureza divina (II Pedro 1:4; Efésios 4:22-24; João 5:24). São portanto dois lados do mesmo ato realizado por Deus no crente.

 

 

      A Regeneração, antes de tudo é a comunicação de uma nova vida, a própria vida de Deus. Os homens sem salvação estão “separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração” (Efésios 4:18). Como aconteceu isso? Quando Deus criou a Adão, fez o seu corpo “do pó da terra”, soprou em suas narinas o fôlego da vida (o espírito) e então ele “foi feito alma vivente” (Gênesis 2:7). Portanto o Homem é “triuno”: espírito, alma e corpo (I Tessalonicenses 5:23). Adão tinha oportunidade de comer da “árvore da vida” e assim possuir vida eterna em seu espírito, mas escolheu uma vida independente de Deus e em rebeldia comeu do fruto proibido. Conseqüentemente, seu espírito foi mergulhado em “trevas” e ele ficou separado da vida de Deus, se tornando “morto em ofensas e pecados” (Efésios 2:1).

 

 

       “A alma (o espírito) do homem é a lâmpada do Senhor” (Provérbios 20:27), que foi apagada quando o homem pecou. Quando nascemos de novo, recebemos de volta esta vida em caráter eterno (I João 5:11,12), com Deus restaurando a vida ao espírito do homem (João 3:6), criando nele um “novo espírito” (Ezequiel 36:26,27). Deus então passa a ter comunhão com os nossos espíritos reavivados, que são da mesma natureza que o dEle, visto que nos tornamos “participantes da natureza divina” (II Pedro 1:4).

 

 

      Deus tinha avisado a Adão que ele morreria se pecasse (Gênesis 2:17) mas Satanás falou que isso não aconteceria (Gênesis 3:4). De fato Adão não caiu morto na hora em que pecou e continuou gozando da uma vida física ainda por algumas centenas de anos. De certa forma Adão tinha realmente morrido imediatamente pois seu espíritonão tinha mais a vida de Deus. Lembremos que a simples existência em si mesma não é vida! O espírito do descrente continuará a existir eternamente no inferno junto com o corpo ressuscitado, mas isso não é viver (Mateus 25:46; Apocalipse 20:5,11-15).

 

 

     Através da Regeneração Deus escreve Suas leis em nossos corações e mentes (Ezequiel 36:27; Hebreus 8:10; 10:16; II Coríntios 3:2,3) e por isso passamos a ter disposição de obedecermos à Sua vontade. “Segundo o homem interior (o espírito renovado), tenho prazer na lei de Deus”, mas o “velho homem” insiste em querer me dominar (Romanos 7:22, 23; 16:20) e isto causa um conflito permanente dentro de nós (Romanos 7:15-25; Gálatas 5:17). Por isso é importante o crente alimentar bem o seu espírito através da Palavra, oração e comunhão com Cristo e Seu povo, para que possa crescer na graça e “mortificar ao velho homem” (Romanos 8:13; Colossenses 3:5). Conforme fizermos isso,  cresceremos “na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (I Pedro 3:18) e seremos transformados pouco a pouco em nosso “entendimento” ou mente. (Romanos 12:1, 2; II Coríntios 3:18). Essa transformação gradativa chama-se Santificação. Enquanto a Regeneração ocorre instantaneamente, a Santificação é progressiva e gradativa: “A vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais a mais até ser dia perfeito” (Provérbios 4:18).

 

 

      Em resumo, o ‘velho homem’, a velha natureza que herdamos de Adão, é aquela disposição de agarrar e segurar tudo para si, ao passo que a nova natureza tem a disposição de servir aos outros. A primeira é a responsável pelo egoísmo nato em todo homem e a nova natureza é marcada pelo amor divino que é “derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” quando cremos (Romanos 5:5).

 

 

      Na hora em que cremos o nosso espírito foi regenerado (Regeneração - Tito 3:5). Por meio do desenvolvimento e crescimento diários, nossa mente e “alma” estão sendo transformadas (Santificação - Romanos 12:1,2) e finalmente na Ressurreição os nossos corpos serão transformados (Glorificação - Filipenses 1:21). Até lá todo vestígio do “velho homem” terá sido arrancado e apagado e finalmente seremos como Cristo (I João 3:2).

 

 

      Deus condenou a velha criação. O homem tem que se tornar uma “nova criatura” em Cristo (II Coríntios 5:17) ou então estará perdido e condenado juntamente com tudo que pertence à velha criação (II Pedro 3:7). Você já nasceu de novo?

 
 

      Questionário da lição 5

       1)  Qual o significado da palavra “Regeneração” na Bíblia?

       2)  Porque necessitamos do novo nascimento?

       3)  Deus fez o Homem trino: ______________, ______________ e _____________ (complete).

       4)  Em que sentido Adão morreu quando pecou?

       5)  Regeneração e Santificação. Qual delas é instantânea?

       6)  Na salvação, quais partes do Homem serão transformadas?