A Fé

 Assunto: A Fé

Texto Básico: Efésios 2:8-10

Texto Áureo: “E tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa” (Atos 16:30-31)

      Introdução

      Nosso texto áureo é o único lugar na Bíblia onde se encontra a pergunta “que é necessário que eu faça para me salvar?”. A resposta não deixa dúvidas: “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa”. Os pregadores do evangelho não disseram “seja batizado”, “seja bonzinho”, “reforme a sua vida”, “pratique mais boas obras”, “deixe o seu emprego de carcereiro”, “guarde os dez mandamentos”, ou ainda “ingresse numa igreja”! Pelo contrario, vemos claramente que o carcereiro estando já arrependido dos seus pecados foi encaminhado diretamente a Cristo, sendo exortado a confiar unicamente nEle para a sua salvação. Assim completamos o quadro daconversão bíblica. É portanto necessário que entendamos bem a importância e a definição bíblica do que vem a ser a Fé eficiente para a salvação.

  1. A importância da Fé

     Para compreendermos a importância da fé, notemos o que diz a Bíblia a respeito da sua necessidade:

    1.  Sem a Fé não se pode agradar a Deus (Heb. 11:6).

            2. Quem se recusar a crer está condenado (João 3:18 e Mar.16:16) e “não verá a vida mas a ira de Deus sobre ele permanece” (João 3:36).

            3.  Aquele que não crer “morrerá nos seus pecados” (João 8:24).

    1.  

    1. É o meio de se obter a salvação (Ef.2:8-9; Mar. 10:52; Luc. 7:50).
 

     Há  quem diga que a condições da salvação eram diferentes durante a época do Velho Testamento, sendo os crentes daquela época salvos pela obediência à Lei de Moisés. Porem Atos 13:43 afirma que: “A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nEle (em Cristo) crêem receberão o perdão dos pecados pelo Seu nome”. Este versículo prova que sempre houve um só plano de salvação pela fé. Deus não tem dois planos , um para o passado e outro para o presente, um para os crentes debaixo da Lei e outro para os debaixo da Graça. Abraão foi justificado (salvo) pela fé (Rom. 4:2,3; Gal. 3:6-14), como também o foi  Davi (Rom.4:5-8) e todos os crentes do Novo Testamento (Rom. 5:1).

  1. A definição da Fé

 

     Quase todos dizem crer em Cristo. Porem para a maioria é simplesmente uma crença tradicional que não traz nenhum beneficio espiritual. Por isso é necessário analisarmos o sentido da fé bíblica e evangélica que redunda na salvação. Descobrimos que a fé envolve a mente, as emoções e a vontade ou seja, que ela é intelectual, emocional e volitiva.

 

     1) A fé é intelectual (“crer”): “A fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Rom.10:17). Para crer inteligentemente em Cristo é necessário ouvir o Evangelho, que consiste principalmente em três verdades ou fatos históricos: a morte, o sepultamento e a ressurreição de Jesus Cristo (I Cor. 15:1-4). É porem possível que alguém aceite estes fatos na mente sem ainda ter a fé necessária para a salvação. Muitos crêem em Cristo do mesmo modo que na existência de algum grande personagem histórico, como Napoleão, Rui Barbosa etc. Certamente uma fé deste tipo não salva, como ensina Tiago 2:19: “Também os demônios o crêem, e estremecem!”.

 

     2) A fé é emocional (“confiar”): Este elemento da fé pode ser ilustrado pela confiança incondicional de uma criancinha em seus pais.

 

 

     3) A fé é volitiva (“entregar”): Quem diz crer em Cristo mas não se entrega a Ele para a salvação não possui a fé salvadora. Todos os dias vemos este elemento da fé sendo ilustrado: comemos num restaurante, confiados no cozinheiro; entregamos nossas vidas nas mãos do motorista do ônibus; arriscamos nossas vidas nas mãos de um médico. Esses exemplos mostram que a fé não é apenas intelectual, mas torna-se completa quando a pessoa se entrega àquele em quem confia. Do mesmo modo, quem crê em Cristo descansa em Suas mãos confiado que Ele já fez e fará tudo para a nossa salvação. Por isso Paulo diz: “Porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu deposito até aquele dia” (II Tim. 1:12).

 

     Crer em Cristo” significa “receber a Cristo” (João 1:12). Cristo se oferece para ser nosso salvador e pela fé nós O recebemos.

  1. A relação da Fé  com as obras

     A Salvação não vem por meio de uma “mistura” de fé com obras (Rom. 11:6). A fé é a raiz e as obras são o fruto (Ef. 2:10). Portanto uma fé que não produza  obras é altamente suspeita. Em Tiago 1:17,26, o apostolo diz que uma fé sem obras é uma fé morta e inexistente. Pela obras o crente mostra a fé que tem (Tiago 2:18). A fé salvadora é uma fé operante (Gal. 5:6).

  1. Os resultados e bênçãos da Fé

     A fé salvadora traz maravilhosas bênçãos. Eis alguns dos seus resultados:

    1. Ela traz o perdão ou remissão dos pecados (Atos 10:43).
    2. Ela traz a justificação ou absolvição do pecador (Rom. 5:1; Atos 13: 38,39; João 5:24; 3:18).
    3. Ela transforma o pecador em filho de Deus (João 1:11-13; Gal. 3:26).
    4. Traz a vida eterna  (João 20:31; 5:24; 3:16,36; 6:47).  
    5. Traz a santificação (Atos26:18).
    6. Traz a vitória (I João 5:4,5).
    7. Traz a alegria (I Ped. 1:8).
    8. Traz a certeza da salvação (I João 5:13).
    9. O crente nunca terá fome nem sede espirituais (João 6:35).

     Recomendamos que os irmãos procurem outras passagens da Bíblia que revelem mais bênçãos também recebidas pela fé.

  1. O Arrependimento e a Fé  na vida do crente

     Na hora da conversão, o crente é salvo para toda a eternidade, mas se ele quiser conservar sua comunhão com Deus (aqui não se trata de filiação, a qual é definitiva), toda vez que tomar conhecimento de um pecado precisará arrepender-se e pedir perdão ao Pai, para que isto não venha a interromper a sua comunhão (Apoc.3:19). Também a fé deverá ser exercitada todos os dias, pois não somente fomos salvos pela fé com também deveremos viver por ela (Rom. 1:17; II Cor. 5:7; Gal. 2:20).

     Questionário da lição 4

  1. Cite alguns trechos que mostram a importância da fé.
  2. Quais são os versículos citados na lição para mostrar que Deus sempre teve um só plano de salvação.
  3. Mencione quais são os três elementos da fé.
  4. Qual é a relação bíblica entre a fé e as obras?
  5. Dê os resultados da fé mencionados nesta lição.