A Noiva

 Assunto: A Noiva

Texto Básico: Mateus 25:1-13

 

Texto Áureo: “Vós maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para a apresentar a si mesmo, igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível!” (Efésios 5:25-27).

 

      Introdução

 

      A igreja tem um destino maravilhoso! Ela foi eleita por Cristo para ser a sua Esposa celestial, Sua Rainha para ao seu lado governar sobre as nações (Apocalipse 2:26-27). Que privilégio extraordinário! Todo crente deve querer ter esta intimidade espiritual invejável com Ele e se esforçar para merecer fazer parte do seleto grupo de crentes chamado “a Noiva de Cristo”. Examinaremos nesta lição como é possível ao crente alcançar essa posição.

 

      A – A Igreja é chamada “A Noiva”

      Esta figura (comparação simbólica) não é uma novidade do Novo Testamento, pois já foi empregada no Antigo Testamento com referência à união de Deus com a nação de Israel, a qual é comparada a uma esposa amada, divorciada por motivo de infidelidade e futuramente desposada de novo (Jeremias 3, Oséias 2 e Isaías 54). O livro de Cantares de Salomão mostra o amor de Deus para com Israel e profeticamente o amor de Cristo para com a Sua Noiva.

 

             Notaremos agora as passagens do Novo Testamento onde a igreja local é chama de “Noiva”. A primeira referência encontra-se em João 3:29, onde João o Batista intitula-se “o amigo do esposo”, aquele que preparou e apresentou a Noiva para aquele que “tem a esposa”, o Senhor Jesus. Aqui João se refere aos seus discípulos que Cristo escolheu para com eles instituir a Igreja (Lucas 1:17; I Cor.12:28). Usando a mesma linguagem, Paulo diz que tinha “ciúmes de Deus” pela igreja em Corinto, visto ter sido ele o obreiro que a organizou, entregando-a a Cristo. Ele desejava que aquela igreja fosse apresentada a Cristo na Sua vinda como uma “virgem pura” e não corrompida (II Coríntios 11:2-3). Também em nosso texto áureo ele compara a união entre Cristo e a Igreja com a de um homem e a sua esposa.

 

      B – As condições para fazer parte da Noiva

      A maioria dos evangélicos acredita que basta ser um crente para ter o direito de fazer parte da “Noiva de Cristo”. Como tantas outras opiniões erradas, esta idéia baseia-se na falsa tese já comentada em lições anteriores de que a Igreja seria formada por todos os crentes, independente das suas crenças doutrinárias ou da vida que levam. Nesta lição procuraremos mostrar que embora todo o crente seja convidado a fazer parte da Noiva, nem todos terão este privilégio, pois será uma maneira de galardoar aos crentes e não uma benção garantida a todos os salvos.

     Os critérios utilizados por Cristo para considerar-nos dignos da pertencer à Noiva, são os seguintes:

     a) Ser um salvo pela fé em Jesus Cristo e servi-Lo numa igreja batista neotestamentária

 

       Como indica nosso texto áureo, é das verdadeiras igrejas de Jesus Cristo que serão selecionados os componentes deste grupo seleto e eleito, distinto dos demais crentes, que gozará de uma maior intimidade com o Salvador que todos os demais salvos. A verdade desta “seleção” torna-se evidente ao compararmos vários trechos da Bíblia. Note em Cantares 6:8-10 que o rei ama várias mulheres, mas “uma é minha pomba, a minha imaculada, a única de sua mãe...”. Também no messiânico Salmo 45:8-17, o rei é visto se casando com a rainha, a qual é acompanhada por muitas outras virgens (vs.13-14). Em Mateus 25:1-13, as dez virgens representam os crentes no sentido individual ou como igrejas. Na parábola, todas elas estão aguardando a chegada do Esposo, mas cinco são imprudentes (negligentes) e não levam azeite suficiente para abastecer as suas lamparinas durante a longa espera. A elas acaba sendo negada a participação na festa de casamento dentro da casa do Esposo. Elas não tiveram negada a entrada ao céu, mas sim ao casamento isto é, ao privilégio dos galardões.

 

     b) Manter uma vida de retidão

 

     O critério de seleção incluirá uma vida de retidão. Na parábola das bodas do filho do rei, em Mateus 22:1-14, quando o rei se depara com um indivíduo que não tem o“vestido de núpcias” (v.12), ordena que seja imediatamente expulso não do céu, mas do banquete nupcial. Examinemos uma passagem que nos revelará quais são os vestidos núpcias necessários para tomar parte nessas bodas: “E foi-lhe (à Noiva) dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos” (Apoc.19:7,8). Notem bem a expressão “as justiças”. A Edição Revista e Atualizada diz: “Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos Santos”, obras de bondade e retidão em Cristo.

 

     c) Ser amorosamente fiel a Cristo

      Torna-se claro que a Noiva é um grupo especial separado do total dos crentes, quando levamos em conta a classe dos 144.000 de Apocalipse 14:1-5. Estes são “os que seguem o Cordeiro para onde quer que vá... são primícias para Deus e para o Cordeiro” (v. 4). Eles “são virgens” (v.4), não tendo se “contaminado com mulheres”, o que significa uma vida devota a Cristo, livre da prostituição espiritual. É um grupo totalmente distinto daquele outro  “incontável” mencionado em Apocalipse 7:9-17.

 

     Como a fidelidade doutrinária e de vida pode ocorrer em vários graus, além dos salvos que compõem a Noiva, também estarão presentes às bodas todos os demais crentes que não se qualificaram para o grupo mais seleto, mas também estiveram aguardando a vinda de Cristo. Estes são  os simbolizados pelas “virgens” que acompanhavam a noiva. “Bem aventurados os que são chamados (convidados) à ceia das bodas do Cordeiro” (Apocalipse 19:9)!!!

 

     d) Levar uma vida de total consagração sem medir sacrifícios

 

     Repare que somos aconselhados a ‘vigiar” e a “guardar nossos vestidos” para que não sejamos encontrados “nus” na vinda de Cristo (Apocalipse 16:15). Esses vestidos, relacionados aos citados no capitulo 19  referente à Noiva, são também mencionados em Apocalipse 3:4. “Mas também tens em Sardo algumas pessoas que não contaminaram seus vestidos, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso!”. O que vencer será vestido de vestes brancas...”.  Concluímos então que para entrar no grupo da Noiva, é preciso também levar uma vida reta e santa, uma consagração completa a Cristo e à Sua Causa até a ponto de dar a própria vida (Apocalipse 2:10). Não nos esqueçamos de que os que sofrerem por Cristo participarão da sua glória (Romanos 8:17, II Timóteo 2:12).

 

      e) Amar a Cristo e se manter preparado para a Sua vinda

      Em II Timóteo 4:8 Paulo diz que a “coroa da justiça” será dada somente às pessoas que “amarem a Sua vinda”! Fazer parte da Noiva será um galardão dado àqueles que fielmente “negociam até que Ele venha” (Lucas 19:13). Cristo é “como se um homem, partindo para fora da terra, deixasse a sua casa e desse autoridade aos seus servos, e a cada um sua obra, e mandasse ao porteiro que vigiasse” (Marcos 13:34). “Vigiai... para que, vindo de improviso, não vos ache dormindo” (Marcos 13:35-36). Vale a pena vigiar pela vinda do nosso Senhor, para que não passemos vergonha (I João 2:28), deixando de ouvir as palavras de aprovação: “Bem está, bom e fiel servo. Sobre pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra o gozo do teu Senhor” (Mateus 25:23) e sendo por fim salvo “todavia, como pelo fogo”! (I Coríntios 3:15). Veja a promessa feita aos vencedores em Apocalipse 3:12.

 

     Estes fatos, longe de deixar-nos presunçosos, gloriando-nos de termos a certeza de pertencermos à “Noiva”, deverá contribuir para que sejamos mais humildes, amorosos e fiéis no serviço que prestamos ao Esposo Celeste.

 

     A Nova Jerusalém, cidade que desce do Céu ao final do Milênio, é  identificada como a “Esposa do Cordeiro” (Apocalipse 21:9-10). Será que isso significa que aqueles que fizerem parte desse grupo privilegiado terão um lugar muito especial na Nova Jerusalém? Será que a Noiva, agora Esposa, é constituída pelos servos que “verão o rosto de Deus” e “reinarão para todo o sempre” (Apocalipse 22:3-5)? Creio que a Nova Jerusalém será a residência especial da Noiva.

 

      Em resumo, as condições necessárias para fazer parte da Noiva de Cristo quando Ele vier são: 1) ser convertido, salvo pela graça de Deus; 2) ser batizado biblicamente; 3) ser membro em comunhão com uma igreja batista neotestamentária; 4) ser fiel a Cristo, guardando Seus mandamentos e levando uma vida realmente consagrada; 5) estar disposto e sofrer por Cristo; 6) amar a Sua vinda e estar preparado para a mesma.

 

      Questionário da lição 23

       1)  Dê os versículos onde a igreja é chamada de Noiva.

       2)  Na parábola das dez virgens (Mateus 25:1-13), a quem as cinco imprudentes (loucas) simbolizam?

       3)  Segundo Apocalipse 19:7 e 8, o que significam os vestidos de linho fino?

       4)  Além da Noiva, quem mais assistirá as “bodas do Cordeiro”?

       5)  Quais são as seis condições mencionadas na lição para poder fazer parte da Noiva?