O Estudo Bíblico

 

O Estudo Bíblico

Texto Básico:  Salmos 11:.9 a 24

Texto Áureo: II Timóteo:2:15   

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade

Introdução

Alguma vez o irmão observou profissionais bem sucedidos e famosos? Médicos, advogados, engenheiros, professores, qual será o segredo do sucesso deles?

É provável que existam vários fatores, mas ao examinarmos bem, descobriremos que são apenas quatro os motivos fundamentais para o sucesso: dedicação à profissão, persistência em face às dificuldades, o amor pela profissão e o aperfeiçoamento técnico, no uso dos instrumentos ou ferramentas da profissão.

Da mesma forma, na vida espiritual há basicamente quatro fatores importantes para o sucesso:

1. O estudo bíblico sistemático

2. A oração

3. A assiduidade aos cultos

4. A participação ativa nas contribuições e ofertas para a obra do Senhor

 

Existem crentes que invejam o sucesso espiritual de outros irmãos, mas param aí!

Infelizmente deixam de examinar quais os verdadeiros motivos desse sucesso e não se empenham em alcançá-lo também!

Examinaremos a seguir, o primeiro dos quatro fatores mencionados acima, para alcançarmos o êxito espiritual.

O ESTUDO BÍBLICO SISTEMÁTICO

I. A Bíblia é inspirada

Ocasionalmente ouvimos alguém dizer de um orador, poeta ou escritor, que o mesmo é verdadeiramente um homem inspirado. Entretanto quando afirmamos que a Bíblia é inspirada, estamos utilizando desse termo num sentido muito mais profundo.

A Bíblia chama-se a si mesma de “A Palavra de Deus”, (Hebreus 4.12). Quando lemos a Bíblia, é como se Deus estivesse falando conosco. A expressão “inspirada”; significa: “soprado pelo Espírito Santo”, (II Timóteo 3.16). Pedro nos explica que os escritores da Bíblia “falaram inspirados, (levados, induzidos), pelo Espírito Santo”, (II Pedro 1.21). Portanto, quando o crente lê a Bíblia, é como se estivesse ouvindo a própria voz do Espírito Santo. Deus fala com o crente pela Bíblia e ao orar o crente fala com Deus, ocorrendo uma conversa e não apenas um monólogo, uma comunicação completa!

II. A importância da Bíblia na conversão

A Bíblia é um livro poderosíssimo! Ela compunge o coração do pecador, (Atos 2.37); nela há vida, (João 6.63); nela reside a força explosiva e salvadora do Evangelho, (Romanos 1.16); ela própria cria a Fé (Romanos 10.17); nela está a semente ou germe da vida divina pela qual o convertido “nasce de novo”, (I Pedro 1.23-25). Ela é a “água” que junto ao Espírito Santo gera o filho de Deus, (Isaías 55.10,11; João 3.5).

A palavra de Deus é o divino instrumento usado pelo Espírito para nos conduzir a Cristo e nos regenerar e salvar.

Mas a importância da Palavra de Deus, não se limita à hora da conversão, pois dali para frente o crente necessitará dela em todas as horas da vida!

III. Por que, o crente deve estudar a Bíblia?

 

O que aconteceria a um bebê, se seus pais não lhe alimentasse? Enfraqueceria até morrer, não é verdade? Da mesma forma, embora o crente tenha a vida eterna e não possa morrer espiritualmente, ele ficará fraco e se tornará inútil, se deixar de se alimentar da Palavra. Vejamos então qual a importância dela para a nossa vida:

1. Ela contém o leite para os recém convertidos, (Hebreus 5.13; I Pedro 2.1-3), e o mantimento sólido para os mais experimentados, (Hebreus 5.14). Jó a considerava mais necessária do que o alimento para o corpo, (Jó 23.12), e o próprio Jesus também pensava assim, (Mateus 4.2-4). Ela é uma delícia para o paladar do crente espiritual, (Salmos 119.103).

2. Ela instrui o crente perfeitamente para toda a boa obra, ou seja, ela serve de orientação completa e segura para as situações da vida, (II Timóteo 2.15; 3.16,17).

3. Ela ilumina o crente, (Salmos 119.105,130), revela o que está em seu coração, (Hebreus 4.12,13), lava e purifica, (Salmos 119.9; João 15.3), santifica, (João 17.17), guarda do pecado, (Salmos 17.4; 119.11), conforta, (Romanos 15.4), alegra o seu coração, (Salmos 19.8; 119.111, 162), dá paz, (Salmos 119.165), dá certeza da vida eterna, (I João 5.13), defende, (Mateus 4.1-11; Efésios 6.17), e dá esperança, (Romanos 15.4).

 

Sendo assim, o crente deve ter o cuidado de ler e meditar na Palavra de Deus todos os dias. Faça um plano de leitura diária e medite o dia inteiro, no que leu.

Pode-se estudar a Bíblia de duas maneiras, lendo por capítulos ou por livros, ou então por tema ou assunto, sendo que nesse último caso, uma concordância e um dicionário bíblico serão muito úteis.

Questionário

1. Como se entende a chamada “inspiração da Bíblia”?

2. A Bíblia apenas contém uma mensagem de Deus ou ela é a Palavra de Deus?

3. Explique a importância da Bíblia em nossa conversão

4. Cite alguns dos benefícios que o estudo da Bíblia traz para o crente.

5. Quais seriam os dois melhores métodos de se estudar a Bíblia diariamente?