O Fundador ou Construtor da Igreja

 Assunto: O Fundador ou Construtor da Igreja

Texto Básico: Mateus 16:18,19.

 

Texto Áureo: “Mas Cristo, como Filho sobre a Sua própria casa, a qual somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim”.(Hebreus 3:6)

 

      Introdução

 

      Na última lição, pudemos ver que a figura de uma casa é empregada para descrever a igreja. Em seu texto básico pudemos descobrimos que a pedra fundamental dessa casa é o Senhor Jesus Cristo. Estudaremos agora a segunda verdade a respeito desta casa espiritual que é a Igreja:

 

     2) O seu fundador ou construtor

     Jesus se expressou assim: “Eu (Jesus) edificarei a minha (própria) igreja”. Cristo, portanto é o fundador da Sua igreja. Leia com atenção a Heb.3:4: “Porque toda casa é edificada por alguém, mas o que edificou todas as coisas é Deus”. Que Deus construiu Sua igreja através do Seu Filho fica evidente em nosso texto áureo (“Mas Cristo, como Filho sobre a Sua própria casa...”).

  1. Quando a Igreja foi fundada?

     Alguns citam Mat.16:18,19 para provar que antes da Sua morte na cruz, Cristo só teria mencionado a igreja em sentido futuro, daí ter usado o verbo no futuro (“edificarei a minha igreja”). Afirmam que a Igreja não veio a existir senão após a morte e ressurreição de Cristo, quando o Espírito Santo desceu no Dia de Pentecostes ocorrido dez dias após a Sua ascensão (Atos capitulo 2). Esta posição doutrinaria é adotada por praticamente todas as seitas evangélicas. O que ensinamos e defendemos nesta lição é uma posição exclusiva dos Batistas. Afirmamos que o Dia de Pentecostes não foi o “dia do nascimento da igreja” mas que ela foi fundada cerca de três anos antes, bem no inicio do ministério de Jesus. Cristo pessoalmente fundou a Sua Igreja e a preparou para a missão maravilhosa de evangelizar o mundo, fazendo discípulos dentre todas as nações, batizando-os e doutrinando-os.

 

     Quando Cristo falou que edificaria a Sua igreja, não empregou a palavra que significa “fundarei” dando a entender que a igreja ainda não existia. Na verdade o verbo traduzido “edificarei” realmente significa “construir desde o alicerce”, deixando claro que o ato de fundação já havia sido realizado!!! Jesus já havia organizado a Sua igreja bem antes da hora em que falou “sobre esta pedra edificarei a minha igreja”. Vamos agora examinar as provas desta existência da igreja antes ao Dia de Pentecostes:

 

  1. As provas da existência da Igreja antes do Dia de Pentecostes

     1.João, o Batista, preparou o material de construção para a casa que o próprio Cristo fundou. João foi enviado para “preparar para o Senhor um povo bem disposto” (Luc.1:17). A Igreja começou logo após o inicio do ministério de João, quando ele apontou a Cristo e vários dos seus discípulos então o deixaram para acompanhar ao Senhor. Pelo menos quatro destes discípulos são citados por nome em João 1:35-51. Levando em conta que o significado primário da palavra “igreja” é “os chamados para fora de suas casas para formarem uma assembléia”, encontramos aqui o começo ou germe da igreja.

     2.Vemos este grupo de discípulos já batizando, por ordem e na presença do próprio Senhor Jesus (João 4:1,2), o que indica que a Igreja já  estava  funcionando “oficialmente”.

     3.“E a uns (membros com dons espirituais) pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, etc.”  (I Cor.12:28). Se o primeiro dom espiritual colocado na Igreja foi o de apóstolo, conclui-se que ela já teria que existir antes do surgimento do apostolado. Os apóstolos foram instalados oficialmente na igreja no inicio do ministério de Jesus, conforme consta em Luc.6:12-16

     4.Durante Seu ministério, Cristo já possuía Sua Noiva, que é a Igreja (Efe.5:22-33).  João, o Batista, declarou que atuava como o “amigo do noivo”, pois preparou o encontro dos noivos (João 3:28,29). Jesus não partiu para o Céu sem conhecer Sua Noiva!   

     5.Cristo possuía um “rebanho” ainda antes da Sua morte (Luc.12:32). O rebanho de Cristo é a Sua igreja (Atos 20:28,29; I Ped.5:2,3). Portanto Cristo tinha uma igreja antes da Sua morte!

     6.A Igreja recebeu do Senhor Jesus a ordenança da Ceia, ainda antes da Sua morte (Luc.22:19,20; I Cor.11:26), com a responsabilidade de celebrá-la até a Sua volta

     7.Heb. 12:2 afirma que Cristo  cantou um hino “no meio da congregação (igreja)”, o que ocorreu na véspera de Sua morte, por ocasião da instituição da Ceia (Mat.26:30). Se cantou na igreja antes da Sua morte é porque ela já existia !

     8.Ainda antes da morte de Cristo, a Igreja recebeu ordens e autoridade para excluir membros (Mat.18:15-18)

     9.Cristo entregou a Grande Comissão para a Igreja ainda antes do Dia de Pentecostes (Mat.28:19,20; Atos 1:8)

     10. Antes da morte de Cristo, a Igreja já possuía um tesoureiro (João 12:6)

 

     11.Antes do Dia de Pentecostes, a Igreja se reuniu para realizar uma “sessão de negócios” em que elegeu um substituto a Judas Iscariotes (Atos 1:15)

 

 

     Constatamos que a Igreja estava em pleno funcionamento bem antes do Dia de Pentecostes. Não se nega que ela precisava ainda desenvolver-se, após receber o poder e o ministério do Espírito Santo. Convém destacar aqui que o que aconteceu no Dia de Pentecostes foi o batismo no Espírito Santo da Igreja já existente. A casa de Deus, a Igreja, já tinha  que existir para que pudesse receber a este Habitante ou Morador Celestial. Uma casa tem que existir antes que um inquilino ou o dono possa entrar para morar, não é mesmo? A casa de Deus, onde Ele habita de um modo especial em nossos dias, como outrora no Tabernáculo e no Templo em Jerusalém, é a Igreja de Jesus Cristo, local e visível !!!  (I Tim.3:15; Ef.2:20-22)

 
 
 

    Questionário da lição 15

     1.O que significa a palavra traduzida para o Português como “edificarei”, encontrada em Mat.16:18 ?

     2.Quem preparou o material humano usado por Cristo para a construção da Sua Igreja?

     3.Qual é o versículo que prova que Cristo já tinha Sua noiva antes de Sua morte? Quem foi que preparou o “noivado?”.

     4.Onde encontramos a profecia de que Cristo cantaria no meio da Igreja? Quando ela foi cumprida?

     5.Dê  pelo menos mais três provas de que a Igreja já existia antes do Dia de Pentecostes celebrado dez dias após a ascensão de Cristo.