O fundamento da Igreja

 Assunto: O fundamento da Igreja

Texto Básico: Mateus 16:18,19.

 

Texto Áureo: “Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. (Mateus 16:18)

 
 

      Introdução

      Analisando o texto básico, descobrimos quatro verdades a respeito da Igreja: 1) Sua base ou fundamento: “sobre esta pedra edificarei a minha igreja”; 2) Seu fundador ou construtor“... Eu (Cristo) edificarei a minha igreja”; 3) A sua continuidade“... e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”;  4) A sua autoridade: “E eu te darei as chaves do reino dos céus”.

      Já  verificamos na ultima lição o significado da palavra “igreja”, que não admite outro significado a não ser uma igreja visível e local. Em nosso texto áureo Cristo se refere a Sua igreja, que já havia sido, por Ele mesmo, organizada e O acompanhava em Seu ministério, a mesma que mais adiante seria conhecida como a “igreja que estava em Jerusalém” (Atos 8:1). Estas palavras de Jesus em Mat.16:18 também indicava que esta igreja, na qualidade de instituição definitiva, se multiplicaria e teria continuidade ininterrupta através de igrejas locais espalhadas por toda a Terra.

     Em nenhuma hipótese se deve pensar que Cristo estivesse englobando todos os crentes na expressão “minha igreja”, pois se referia apenas àquela organização visível que O representaria através de todos os tempos até a “consumação dos séculos” (Mat.28:20).

      Nesta lição examinaremos qual é o fundamento (a base, o alicerce) da Igreja.

  1. Quem é a pedra fundamental da igreja

     Uma das figuras simbólicas empregadas no Novo Testamento para a Igreja, é a de “casa” ou  
“templo” (I Tim.3:15; I Cor. 3:16,17; I Ped.2:5; Ef.2:20-22). Nesta comparação, a “casa de Deus” tem um fundador, um fundamento (alicerce) (Mat.16:18), uma “principal pedra de esquina” (Ef.2:20), várias “colunas” (Gal.2:9) e  “pedras vivas” de construção (I Ped.2:5; Ef.2:22). Talvez nenhum dos componentes deste “edifício” celestial, que é a Igreja, tenha sido alvo de mais discussões do que “a pedra” de Mat.16:18 (“sobre esta pedra edificarei a minha igreja”). Afinal, o que ou quem é está base sobre a qual a Igreja se firmaria e dependeria? Será a pessoa de Pedro, a fé e confissão de Pedro, ou a pessoa divina de Jesus Cristo? Os romanistas tentam estabelecer aqui uma base para a suposta supremacia de Pedro sobre os demais apóstolos e também para a sucessão do seu  apostolado através dos Papas. Será que a própria Bíblia não revela qual é a verdadeira interpretação desta questão? Cremos que sim!

     Como numa construção, em que a segurança de um prédio depende da qualidade do seu alicerce, a própria indestrutibilidade e continuidade da Igreja como instituição, dependeria diretamente da qualidade do seu fundamento. Jesus disse que o alicerce da Igreja seria perfeito e maravilhoso, tanto que as “portas do inferno” não prevaleceriam jamais contra ela.

     Onde estaria a Igreja se dependesse do homem Pedro, tão volúvel e vacilante? Sem dúvida ela estaria perigosamente construída sobre um alicerce muito fraco! Repare que pouco depois de ouvir as palavras de Jesus que estamos analisando, Pedro começou a repreendê-Lo porque disse que iria sofrer e morrer numa cruz. Jesus dirigiu-se então a ele e disse: “Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo!” (Mat.16:23). Que maneira esquisita de tratar a um Papa! Mais adiante Pedro negou ao Senhor três vezes, depois errou gravemente em doutrina na cidade de Antioquia e precisou ser repreendido pelo apóstolo Paulo (Gal.2:11). Louvado seja Deus que a Igreja não tenha sido edificada sobre tão fraco alicerce!

     Em todos os textos do Novo Testamento em que se encontra esta figura da igreja como sendo uma casa ou edifício, Cristo é mencionado como a pedra fundamental e os crentes batizados e colocados neste edifício como sendo pedras ou “tijolos” de construção (I Ped.2:5). O próprio Pedro afirmou que Cristo é a pedra (Atos 4:10,11; I Ped.2:4,5). Também o apóstolo Paulo diz que Cristo é o único fundamento ou alicerce da igreja (I Cor.3:11), a “principal pedra de esquina” (Ef.2:20) ou seja, a principal parte do alicerce. O próprio Deus já havia afirmado ser “a Rocha de Israel” (Deut.32: 4, 15, 18, 30, 31)!

  1. Todos os apóstolos no fundamento da Igreja

 

     Não podemos  negar que os apóstolos, na qualidade de instrumentos da revelação do Espírito Santo e escritores do Novo Testamento, fizeram parte do fundamento ou alicerce da Igreja, aliás como Paulo afirma em Ef.2:20. Eles completaram as Escrituras e divinamente inspirados, orientaram e administraram as igrejas durante o período de transição, até que elas tivessem a Bíblia completa para orientá-las. Mas esta posição no alicerce foi compartilhada por todos os apóstolos e não exclusivamente por Pedro (Gal.2:6-10).

 
 

     É importante compreendermos que essa posição distinta dos apóstolos no alicerce da igreja não admite sucessores!!! Não se pode mexer nas fundações de uma casa, sem que a mesma fique abalada! Quando Pedro e os demais apóstolos morreram, acabou também a posição ou ministério apostólico. O alicerce havia sido colocado e a construção continuou! A Igreja continuou a existir e a tocar a Grande Comissão, fundamentada sobre os apóstolos e profetas, orientando-se pelos seus escritos até os dias atuais.

     Como os doze filhos de Jacó se tornaram as “pedras fundamentais” da nação de Israel, formando as doze tribos, não sendo substituídos e nem tendo sucessores, da mesma maneira os apóstolos também nunca tiveram sucessores apostólicos. Este fato explica a razão por que nós, os Batistas, rejeitamos a idéia de que qualquer homem ou mulher tenha tido o direito ou  recebido a missão de fundar uma nova “seita” ou igreja desde a época dos apóstolos até hoje, pois é claro que Cristo não lhes deu nenhuma autoridade para assim agir. Pelo contrário, as igrejas fundadas pelos apóstolos têm se multiplicado e continuado a existir até agora, sendo conhecidas já a vários séculos pelo nome de “Batistas”.

     Estudaremos em lição posterior as razões por que cremos que continuam existindo igrejas “apostólicas” ou seja, continuadoras daquelas que foram fundadas pelos apóstolos, sendo Jesus Cristo a pedra fundamental (“a principal de esquina”) de cada uma dessas igrejas batistas neotestamentárias locais e visíveis!  (Ef. 2:21,22)

     Questionário da lição 14

  1. Quais são as quatro verdades sobre a Igreja encontradas em Mateus 16:18,19?
  2. Comparando o estabelecimento da Igreja com a construção de uma casa, Jesus é o ........................., o  ............................e a ....................................................................., os apóstolos seriam o .......................................... e os crentes  são  as ...................................................
  3. Dê os versículos que afirmam Jesus Cristo ser a pedra fundamental da Igreja.
  4. Por que em Mateus 16:23, Jesus disse a Pedro “Para trás de mim, Satanás!”
  5. Explique em que sentido todos os apóstolos se encontram no fundamento ou alicerce da Igreja.