Os atributos naturais de Deus Pai (continuação)

 Assunto: Os atributos naturais de Deus Pai (continuação)

Texto Básico: Salmo 139.

 

Texto Áureo: “E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grandes são a soma deles!” (Salmo 139:17).

 

      Introdução

      Na última lição descobrimos pelas Escrituras que Deus é maravilhoso! Ele é soberano, invisível, eterno e imutável. Continuaremos a descobrir outras qualidades de Deus provenientes da Sua própria natureza. Depois passaremos a considerar algumas das Suas qualidades morais, ou seja, que dizem respeito ao Seu próprio caráter.

 

      Os atributos de Deus que estudaremos agora são definidos por três vocábulos que começam com o prefixo “oni”, que significa “tudo” ou “todo”. Deus é Onipresente, Onisciente e Onipotente. Examinaremos agora o sentido de cada um desses vocábulos.

 

      A) Deus é Onipresente

      Este vocábulo significa simplesmente que Deus está em todo lugar ao mesmo tempo. Não existe lugar onde Deus não esteja. O próprio Deus afirma que enche sem limites todo o universo com a Sua presença: “Porventura não encho Eu os céus e a terra? diz o Senhor” (Jeremias 23:24). Também Salomão afirma essa verdade em I Reis 8:27, onde diz: “Eis que os Céus, e até o céu dos céus, te não poderiam conter, quanto menos esta casa que eu tenho edificado.”

      As crianças às vezes querem saber como pode Deus encher todas as coisas, estar em todos os lugares e ainda sobrar espaço para nós. A resposta é que Deus é espirito (João 4:24) e portanto pode estar em todo lugar na mesma hora. Ele não tem corpo físico como nós e, portanto não está restrito às dimensões de espaço e tempo. Um exemplo disso, embora imperfeito, é que nós mesmos podemos “estar em espirito” com entes queridos distantes. É isso que Paulo diz em I Corintios 5:3 e Colossenses 2:5. Foi a experiência pela qual passaram alguns profetas e apóstolos (Ezequiel, Isaías, Paulo e João), quando foram transportados “em espirito” para o próprio Céu, enquanto seus corpos permaneciam na Terra (II Cor.12:1-4; Apoc.1:9,10; 4:1-2).

      A presença espiritual de Deus em toda a parte não exclui a existência de corpos materiais e finitos. É bom lembrar também que só  porque esta presença de Deus é de natureza espiritual não quer dizer que deixa de ser realmente a presença de uma Pessoa.

      Qual é o valor prático dessa verdade? Em primeiro lugar o crente se alegra e é confortado ao saber que Deus está em todo lugar por onde ele ande e que ele não pode fugir dessa Presença Divina (Salmo 139:7-12). Também Paulo diz: “(Deus) não está longe de cada um de nós; porque nele vivemos, e nos movermos, e existimos...” (Atos 17:27-28). Ele está mais perto do que nosso próprio braço!

      Convém notar, entretanto que Deus está separado da Sua criação. Ele está em toda parte cuidando da Sua criação, mas não é uma árvore, uma planta, um rio etc. como os Panteístas ensinam!

      Outro efeito prático dessa verdade é que tanto o crente como o pecador esclarecido compreende que não podem esconder nada de Deus, já que Ele está em toda parte e enxerga tudo, até mesmo os pensamentos dos nossos corações (Jeremias 23:23,24; Hebreus 4:12,13)! O crente em Cristo sabe que essa Presença Divina não o persegue para lhe fazer mal, mas sim para abençoá-lo (Salmo 23:1-6). Como seria terrível pensar que Deus, aquele Olho que tudo vê, nutrisse antipatia por nós e a qualquer instante pudesse nos atacar da sua posição invisível! Por outro lado, ai daquele que não confia em Deus, pois terá um dia que prestar contas a este “Deus que tudo vê” (Gênesis 16:13; Hebreus 9:27). Não dá para esconder nem um pecado sequer de um Deus que é onipresente!

 

      É interessante notar também que embora Deus esteja em todo lugar, existem lugares onde Sua presença se manifesta de maneira especial. É o caso do Céu, onde está o Seu trono (Isaías 66:1,2; I Reis 8:30; Mateus 6:9). Ele também habitava de modo especial no Tabernáculo (Êxodo 25:8) e no Templo (II Crônicas 6:18-20; 7:1-3). Ele agora habita de um modo todo especial no coração de cada crente (II Corintios 6:16; João 14:21) e coletivamente em cada igreja local genuína, onde grupos de crentes fiéis “O adoram em espirito e em verdade” (Mateus 18:20; I Corintios 3:16; 14:24,25; Efésios 2:21,22; João 4:21-24).

 

      B) Deus é Onisciente

      Como Deus está em todo lugar o tempo todo, nada escapa à Sua atenção e ao Seu conhecimento. Ele sabe tudo o que já se passou, o que está acontecendo e ainda o que acontecerá em todo o universo! Como Deus pode comportar tanto conhecimento duma vez e o tempo todo,  certamente não pode ser compreendido por nossas mentes finitas! Mas é um fato revelado nas Escrituras e podemos compreendê-lo pela fé! Por isso Paulo diz que a sabedoria e a ciência de Deus são “insondáveis e inescrutáveis” (Romanos 11:33) e logo em seguida pergunta: “Quem compreendeu o intento (a mente) do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro?” (verso 34). Leia também Jó 11:7-9; 37:14-18; Salmo 147:5. Deus nunca aprendeu com ninguém e jamais aprenderá! Ele mesmo é a fonte e origem de todo o conhecimento, de toda a ciência e de toda a sabedoria (Romanos 11:36; Colossenes 2:3; Isaías 40:28).

      Deus não está aprendendo aos poucos, como é o caso dos homens. Ele sabe tudo, em todo lugar, em todos os tempos, simultaneamente e instantaneamente! Seu conhecimento não é progressivo mas sim instantâneo e perfeito! Imagine a visão de um rio visto da terra comparada com a visão do mesmo rio visto do ar. Aquele que vê da terra enxerga apenas um pedacinho ou um trecho pequeno, mas quem está num avião, lá do alto, enxerga o rio todo, desde a nascente até aonde desemboca. Nós vemos e compreendemos somente um pequenino trecho da vida aqui na Terra, mas Deus vê duma vez, do começo ao fim. Ele não somente vê as ações dos homens como também suas motivações e intenções, como um jardineiro que sabe como serão as raízes das plantas mesmo antes delas nascerem e também quais serão os frutos que darão. Afirmações desse conhecimento universal de Deus são encontradas nos seguintes trechos: I Crônicas 28:9; Salmo 33:13-15,18-19; 139:1-6,17-18,23-24; Provérbios 5:21; 15:3; Jeremias 16:17; Malaquias 3:16; Lucas 16:15; Romanos 8:27 e I João 3:20.

      Deus naturalmente sabe tudo o que acontecerá no futuro, inclusive todas as futuras ações dos homens (Isaías 42:9; 46:9,10). Isso não quer dizer que Deus as predetermina, mas sim que as conhece de antemão. São certas, mas não necessárias (Êxodo 3:19; Atos 3:17,18). Por exemplo, Deus sabia que Judas havia de trair a Jesus, mas não o obrigou a fazê-lo! Deus sabe até o que os homens fariam dadas certas circunstancias! (I Samuel 23:10-13). Todo esse conhecimento é usado por Deus para cuidar da Sua criação (Salmo 147:4; Mateus 10:29) e muito especialmente para cuidar dos crentes, pois Ele conhece todo o nosso futuro e nos garante que nada nem ninguém jamais nos separará do Seu divino amor (Romanos 8:35-39; I Corintios 3:21-23; Colossenses 3:3,4).

 

      Estudaremos na próxima lição a respeito da onipotência de Deus.

 

      Questionário da lição 40

      1. Quando dizemos que Deus é onipresente, isso significa que Ele está ...........................................

      2. Deus cabe no Universo? Prove a sua resposta com um versículo.

      3. Por que Deus pode estar em todo lugar ao mesmo tempo? Que versículo prova a sua resposta?

      4. Quem na Bíblia disse que era impossível fugir da Presença Divina? (Dê o trecho)

      5. Onde é atualmente o lugar da manifestação especial da presença de Deus?

      6. Quando dizemos que Deus é onisciente, isso quer dizer que Ele...................................................

      7. Qual é o versículo que prova que ninguém pode ensinar algo a Deus?

    8. Mencione alguns trechos comprobatórios de que Deus conhece perfeitamente os pensamentos de todos os homens, tanto maus como bons.

    9. O fato de Deus conhecer de antemão todas as ações dos homens faz que tais ações sejam necessárias?