Os atributos naturais de Deus Pai

 Assunto: Os atributos naturais de Deus Pai

Texto Básico: Rom. 11:33-36.

Texto Áureo: “Ora, ao Rei dos Séculos, imortal, invisível, ao único Deus seja honra e glória para todo o sempre. Amém”. (I Timóteo 1:17).

 

Introdução

      Estudamos na lição anterior que Deus é uno e também trino! Descobrimos que Deus se manifesta em três Pessoas ou Personalidades. Nesta lição estudaremos algo a respeito da primeira Pessoa, Deus Pai. Não nos é possível compreender Deus, pois Ele é infinito e nós, sendo criaturas, somos limitados. “Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos e quão inescrutáveis (impenetráveis) os seus caminhos!” (Romanos 11:33). Muito embora o raciocínio humano simplesmente não alcance a compreensão de Deus, o que não podemos entender podemos aceitar pela fé! Por isso estudaremos nesta lição algumas das qualidades de Deus Pai reveladas na Bíblia, para que possamos pela fé apreciar a grandeza e a sobreexcelência do nosso Deus e regozijar-nos de estarmos nas mãos e sob os cuidados dEle!

       Infelizmente muitos crentes ainda não conhecem a grandeza do nosso Deus e por isso as provações e os problemas da vida freqüentemente os deixam perturbados e desanimados. Uma vez conhecendo como é o nosso Deus, nunca mais ficaremos perturbados, preocupados ou angustiados, pois tal conhecimento nos encherá de fé e louvor!

 

      A) Deus é soberano

      O que quer dizer essa expressão? Simplesmente significa que Deus tem tudo sob o Seu divino controle. Não existe nada no Universo, nem mesmo o Diabo e seus demônios, que não esteja debaixo do controle e governo divino. Essa verdade é claramente anunciada no Velho Testamento nos seguintes trechos: Salmo 103.19-22; Isaías 14:26-27; 46:9-11; Daniel 4:35. Qual é o valor prático dessa verdade? É que se tudo está debaixo do controle de Deus, até mesmo os homens e os anjos maus, o crente confiará que na sua vida nada acontece por acaso, mas somente por permissão de Deus e para o seu bem. Essa verdade é declarada em Romanos 8:28 e está exemplificada no caso dos ataques de Satanás contra Jó. Satanás não podia mover nem um dedo contra aquele servo de Deus sem a permissão expressa dEste (Jó 1:10-12; 2:5-7). E se Deus assim permitiu, com toda a certeza foi para o bem de Jó (Tiago 5:11). Também percebemos esta verdade na vida de José, que foi vendido como escravo pelos seus irmãos. Quando muitos anos mais tarde os irmãos se encontravam na presença dele, José lhes disse: “Vós bem intentastes mal contra mim, porém Deus o tornou em bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar em vida a um povo grande.” (Gênesis 50:20). Por meio dessa verdade, concluímos que no fim tudo vai dar certo para os crentes! (Efésios 1:11).

 

      B) Deus é invisível

      Deus é Espirito” e, portanto, invisível aos olhos humanos (João 4:24; I Timóteo 1:17). Isso não quer dizer que Ele não tem forma, mas sim que Ele não tem corpo material. Lembremo-nos que o Homem foi criado à Sua imagem e semelhança! Ele “habita na luz inacessível, a quem nenhum dos homens viu nem pode ver...” (I Timóteo 6:16; João 1:18). Tudo o que pode ser visto de Deus se encontra no Filho, a segunda Pessoa Divina (João 1:18; 14:9; Hebreus 1:3; Colossenses 2:9). Alguém perguntará como se explicam as ocasiões descritas na Bíblia em que Deus apareceu à vista das pessoas. A nossa resposta é que viram a segunda Pessoa, Jesus Cristo na sua forma pré-encarnada.

       Quando Ezequiel, Isaías e João “viram” o trono do próprio Deus Pai, não lhes foi permitido descreve-lo (Ezequiel 1:26-28; Isaías 6:1-8; Apocalipse 4:2-3). Como eles O viram em visões e não em realidade, só podiam explicar a Sua aparência em linguagem altamente figurada. Somente quando estiverem com corpos glorificados e adaptados às condições espirituais é que os crentes fiéis poderão ver realmente “o Seu rosto” (Apoc.22:3-4; Hebreus 12:14; Salmo 17:15).

 

      C) Deus é eterno

      Sem princípio nem fim! Que glorioso conceito!  A única pessoa em todo o universo que “tem, Ele só, a imortalidade (incorruptibilidade)” (I Tim. 6:16; 1:17) e que “habita na eternidade” (Isaías 57:15). Este conceito de Deus destaca a Sua qualidade de infinito, pois nossas mentes dificilmente compreendem algo que não tem começo nem fim. “No principio Deus...” (Gênesis 1:1) simplesmente revela que quando o tempo começou a ser contado, Deus já existia! Deste ponto para trás, nossas inteligências não conseguem penetrar.

      Visto que Deus sempre existiu, Ele é o único Ser que “tem a vida em Si mesmo” (João 5:26) ou seja, que possui vida absolutamente  independente! A vida de todas as criaturas provem de Deus, mas a de Deus provem dEle mesmo! Ele se chama o “Deus eterno” (Gênesis 21:33-34) e declara-se Deus “de eternidade a eternidade” (Salmo 90:2; 102:24-28; 93:2; Apoc. 1:8). Para as crianças que perguntam: “Quem fez Deus?”, temos de responder: “Ninguém. Ele é incriado”! Isso aceitamos pela fé e não pelo raciocínio.

 
 

      D) Deus é imutável

      Isso simplesmente quer dizer que Deus não muda! Ele não está aprendendo pela experiência como acontece com os homens. Desde a eternidade Deus é perfeito e o que é perfeito não pode nem precisa ser aperfeiçoado! Portanto, Ele não muda. (Malaquias 3:6; Salmo 102:26-27; Tiago 1:17). Esse fato traz conforto aos crentes por saberem que podem contar com Ele e a Sua palavra, que também é imutável (Hebreus 6:17-18; Salmo 89:35; Romanos 11:29).

       A Bíblia diz que Deus não faz nada que venha a arrepender-se depois (Números 23:19). Como se explica então os trechos do Velho Testamento que afirmam que Deus se arrependeu?  A resposta disso é que Deus está falando em linguagem humana. O sentido não é que Deus quisesse voltar atrás e sim que Ele ficou contristado com as ações dos homens (Gênesis 6:6). No caso dos moradores de Nínive (Jonas 3:10), ao se arrependerem ficaram  numa posição em que Deus poderia poupá-los e abençoá-los. Na verdade, foram os ninivitas que mudaram e não Deus!

      Deus não muda quanto a Sua natureza, Seu caráter ou Seu Plano divino. Ele sempre odiará o pecado (Isaías 61:8; Jeremias 44:4) e amará aos homens (João 3:16). Lembrem-se os crentes de que vivem debaixo dos cuidados de um Deus que não muda! (Deuteronomio 33:27).

      Estas são apenas algumas das qualidades do nosso Deus. Continuaremos o estudo na próxima lição.

 

      Questionário da lição 39

      1. Qual versículo afirma que Deus faz com que tudo contribua para o bem dos crentes?

      2. O que significa a expressão “Deus é soberano”?

      3. Deus Pai tem corpo material? Qual é o verso que prova a sua resposta?

      4. Quando é que os crentes poderão ver o rosto de Deus?

      5. O que quer dizer I Timóteo 6:16 quando diz que só Deus tem a imortalidade?

      6. Qual é o verso que diz “Porque eu, o Senhor, não mudo”?

      7. Em que sentido Deus “se arrependeu” em Jonas 3:10 e em Gênesis 6:6?