O oleiro e o vaso

 

 Irmão Rocha

O oleiro e o vaso

 

Jeremias 18:1 a 6

 

*-A didática de Deus é muito interessante, pois ele usa as situações do dia a dia para enfatizar alguma lição especial para nos. Na figura de um fabricante de vaso de barro Deus ensina ao profeta esta maravilhosa lição de seu absoluto controle sobre tudo e todos .

*-A sabedoria de Deus é uma doutrina bíblica pouco compreendida pela a maioria do seu povo O senhor controla a vida do crente como ele quer Deus tem o lugar certo e o momento de falar com nos .

*-O senhor Deus desejava falar com o profeta Jeremias,observamos que no velho testamento Deus usou várias maneiras de falar com seu povo ele falava por sonho (Jó 33:14 a 16 ) um Ex. esta em ( gênesis 37:5 a 9) José do Egito Deus falou com ele em sonho.

*-Em (1º Samuel 28:6) Deus falava com o Homem pelo urim Deus falava também por intermédio dos profetas de boca a boca ou falava diretamente como falava com Moisés (Números 12:8)

*-A Bíblia nos revela que Deus já falou ate por intermédio de uma jumenta .(números 22:28). De Fato não é possível limitar a forma de Deus falar comigo ou com você ele pode falar através de Pregações,leitura da bíblia ,louvor , e pelo o espírito santo no coração

como fala em (Romanos 8:16)

*-O certo é que Deus nunca nos deixa desamparado,no escuro,sem direção pois ao contrario o espírito de Deus é o nosso guia e orientação eficiente que ele mesmo nos enviou como fala em (João 16:13)(Romanos 8:14).

*-Nem sempre ouvimos o que queremos mas em todo quando Deus fala a sua palavra não volta vazia como fala em (Isaias 55:10 e11) .Voltando para Jeremias (verso 3) O profeta teve que descer para ouvir Deus falar sabe porque porque foi exigência de Deus para ele descer (verso 2).Descer neste caso tem a ver com uma mudança de posição,pensamento,atitude,que esta em desarmonia com Deus

*-Em (1º Samuel 28:6) Saul não estava ouvindo Deus falar com ele e ele reclamou Saul estava desobediente e isto impedia que Deus o falasse

Quando nós estiver na posição que Deus escolheu para nós, ai nos vamos ouvir a sua vóz

*-O vaso sempre é moldado conforme a vontade do oleiro,a passagem do oleiro possui muitas figuras espirituais destacamos as seguintes

1º-O oleiro significa Deus  ele pega o barro e da o formato que mais le agrada.

2º- O barro aponta para o Homem ou para você ou eu as sua vontade,limitação,depende do oleiro.

3º- A casa do oleiro serve muito bem para tempo,lugar de culto onde Deus fala de diversas maneiras Igreja

4º-As rodas o instrumento de trabalho do oleiro representa As várias situações que Deus cria para operar ou (amassar) em nossas vidas

5º- o vaso terminado é o tipo cristão em ordem,obediente que Deus usa na sua obra

*- É importante lembra que o barro não pode argumentar nada com seu Criador apenas conformar com o formato que ele lhe der isso quer dizer que o crente em vez de maldizer a vida ou viver o tempo todo ansioso deveria sem demora entregar de corpo e alma ao senhor (1º Pedro 5:7)

*-Jeremias escreveu que o oleiro refez o vaso segundo bem lhe parece (verso 4)temos uma refêrencia a sabedoria de Deus a vontade de Deus em fazer de cada um de nos uma verdadeira obra prima (Efésios 2:10)Feitura sua.

 *-Deus e o vaso quebrado Quando precisamos ser prefeito? O novo nascimento nos torna prefeito (Tiago 1:21)Quais imperfeicão? A carne (1º Coríntios 3:1 a 3 ) Devemos esconder de Deus os nossos pecados ? Ou buscar em Deus a nossa perfeição (salmos 51: 1 a 4)Deus como oleiro não fica parado diante das nossas deficiências ele como oleiro que tornar a amassar o vaso defeituoso assim o senhor procede para conosco

*-Suas medidas de disciplinas como vemos (Hebleus 12:7) na passagem do oleiro aprendi que muitas coisas de importância talvez as principal delas são a sabedoria de Deus e a nossa dependência dele

*-o senhor só se agrada co o vaso prefeito ou co a nossa perfeição

por isso sempre que for necessário ele no disciplina