Declinações e Casos I

 

 Declinação é a flexão de um substantivo, adjetivo, pronome ou particípio para indicar a sua relação com o resto da oração. As declinações em grego moderno estão divididas em quatro casos: Nominativo, Acusativo, Genitivo e Vocativo. No grego antigo existia mais um, o dativo, mas não é mais usado.


O caso nominativo representa o sujeito de uma oração;
O caso acusativo representa um complemento verba, ou seja, o objeto direito;
O caso genitivo represente um complemento nominal, ou seja, o objeto indireto.
O caso vocativo representa a invocação de um objeto.

Como disse no inicio, substantivos, adjetivos, pronome pode sofrer declinações. Artigos também. Eles podem ser declinados no singular e também no plural, e no caso dos adjetivos, no masculino, feminino e neutro.

Vamos ver exemplos práticos para entender melhor:

1- O homem
2- O homem come bolo
3- O homem come bolo da namorada
4- Coma, homem!

No primeiro exemplo é um exemplo de nominativo, é um substantivo normal com o seu respectivo artigo.

No segundo exemplo temos um exemplo de acusativo, de complemento verbal. O homem come. Come o que? Bolo. Então, bolo, é o complemento verbal (comer).

No terceiro exemplo temos um exemplo de objeto indireto, ou seja, genitivo. O homem come bolo. De quem? Da namorada. O genitivo define a relação de/com outro nome, a origem, a separação. A relação do Bolo é com a namorada, quem foi quem fez ou de quem é a posse. Nesse caso, Da namorada é o nosso genitivo.

No quarto exemplo, temos o vocativo. A invocação do Homem. Outro exemplo, mais "aportuguesado" seria: ô homem, come esse bolo logo! Acho que ficou mais claro.