Mácula - Sujeira; culpa ou defeitos.

Magos - Sábios da antiguidade que deviam predizer o futuro e influenciar acontecimentos como colheitas, secas e batalhas. Muitos alegavam deter conhecimento ocultista. Mas na verdade, muitos eram estidiosos de histórias, lendas e das estações, a ponto de poder dar com exatidão algumas informações.

Malograr - Fracassar; não ir adiante.

Mamom - Palavra aramaica para "saúde" ou "riqueza". Jesus a empregou em seu ensino sobre o dinheiro.

Maná - Alimento dado por Deus de forma milagrosa durante os anos da peregrinação dos israelitas pelo deserto (o maná cessou na ocasião da primeira Páscoa que realizaram em Canaã). Os israelitas diziam que a sua aparência era como semente de coentro e seu sabor, como bolos de mel.

Mandrágora - Planta de flores fragrantes que cresciam naturalmente nas regiões desérticas.

Manjar - Qualquer alimento delicado e apetitoso.

Mar - Os hebreus davam o nome de mar a qualquer grande massa de água.

Mar de Fundição - Um grande vaso de cobre, construído para fins cultuais, no serviço do templo. Foi feito para o tabernáculo estando situado entre o altar e a ‘tenda da congregação’. Era uma enorme bacia, sobre um pé ornamentado, na qual lavavam as mãos e os pés os sacerdotes, na ocasião em que iam cumprir os seus deveres rituais. Era feita de bronze.

Maranata - Palavra aramaica para "Venha, nosso Senhor!".

Mediador - O que está no meio entre duas partes, com o fim de as reconciliar.

Médium - Pessoas que se acreditava poder consultar fantasmas ou espíritos; pessoa por quem o espírito de algum morto se comunicaria com os vivos. Tal prática é condenada e proibida na Bíblia.

Megido - Antiga cidade de Canaã, dentro do território de Issacar, mas cedida a Manassés, que não expulsou os cananeus . Foi teatro da derrota de Sísera pela ação de Baraque e ali foi morto Josias pelo Faraó Neco - por esta razão é nome sugestivo de terrível conflito e perturbações. Estava situada num dos comissariados de Salomão, e para ali fugiu Acazias, onde morreu. Megido é a moderna povoação de Al-Lejjun, à distância de 24 km de Nazaré, na estrada de caravanas no Egito a Damasco.

Messias - Palavra hebraica que significa "ungido". Se refere ao Salvador que os profetas do Antigo Testamento predisseram que nasceria de uma virgem em Belém. A forma grega é "Cristo".

Mercar - Comprar para vender; adquirir por dinheiro, comprar; apregoar para vender; conseguir com esforço.

Metreta - Medida antiga que equivale a cerca de 40 litros.

Milagre - Palavra derivada do latim (miraculu), que, em sentido lato, se aplica a qualquer acontecimento maravilhoso. Mas na Bíblia usa-se em sentido restrito, significando um ato de Deus, agindo em direção a algo ou alguém.

Mirra - Goma aromática extraída de um arbusto comum em certas áreas do Oriente Médio. Seu óleo era usado como especiaria, como remédio e como cosmético. Um dos presentes que os Magos levaram a Jesus após o seu nascimento. Aplicou-se mirra ao corpo de Jesus para o sepultamento.

Misericórdia - Compaixão pela miséria alheia. Indulgência, graça, perdão, piedade.

Mistério - Entre os gregos, segredo transmitido somente aos iniciados.

Moloque - Tradicionalmente entendido como o nome de um deus pagão, cujo ritual incluía o sacrifício de crianças, que eram queimadas.

Monturo - Lixão.

Mordomo - Administrador dos bens de uma casa.

Morte - Fim da vida física. A morte espiritual significa separação em relação a Deus. A palavra é também empregada nos seguintes sentidos: 1) o fim de um modo pecaminoso de viver; 2) a derradeira irreversível separação em relação a Deus após o juízo.

Murta - Árvore. Quando os judeus voltaram do cativeiro, dirigidos por Neemias, foram buscar ramos de murta e outras árvores ao monte das oliveiras, para a construção de barracas na festa dos Tabernáculos. O profeta Isaías anunciava um tempo em que a murta havia de ser plantada no deserto e havia de substituir a sarça. Zacarias viu na sua visão um bosque de árvores de murta, em lugar sombrio.