Padejar - Atirar com pá.

Pá de joeirar - Espécie de garfo grande, de madeira, usado nos tempos bíblicos para lançar ao ar os grãos debulhados. Com esse processo, o vento levava a palha, mais leve, e os grãos, mais pesados, caíam de volta ao chão.

Palatável - Aceitável, tolerante, que é grato ao paladar ou gosto.

Pano de saco - Tecido grosseiro, de cor escura, em geral de pêlos de cabra. Era usado como roupa sobretudo em período de luto ou de protesto social. Símbolo de tristeza e de luto.

Pão Asmo - Este pão é feito somente de farinha e água, sem fermento, e cozido em porções de pequena espessura. Para se comer não deve ser cortado, mas partido com os dedos.

Parábola - Dito ou história que aplica uma lição fazendo uso de ilustrações do cotidiano; comparação entre dois objetos com o propósito de ensinar. Jesus contou muitas parábolas enquanto viveu aqui na terra.

Páscoa - A Páscoa Judaica é comemorada com o sentido de relembrar a saída do Egito, a libertação que o Senhor Deus trouxe. Eles comemoram o fato de terem, então, deixado de ser escravos. Com a vinda de Cristo, continuamos a comemorar a Páscoa e o sentido é o mesmo: a morte não conseguiu manter cativo a Cristo. Ele ressuscitou! Com isso, temos vida Nele e para Ele. Somos libertos da escravidão do pecado em Cristo e não por nós mesmos, uma vez que o bem que queremos, não consiguimos fazer, mas o mal que detestamos, esse acabamos fazendo. Com isso, a nossa Páscoa tem o mesmo sentido da judaica, de um modo geral: LIBERDADE DA ESCRAVIDÃO E VIDA COM O SENHOR!!!

Patriarca - Pai de uma família ou chefe de uma tribo ou raça; antepassado dos israelitas.

Paz - O conceito bíblico de paz tem na raiz o significado de “totalidade”, de “inteireza” ou de “perfeição”. Entre as importantes gradações de sentido, temos “realização”, “maturidade”, “saúde”, “integridade”, “harmonia”, “segurança”, “bem-estar” e “prosperidade”. Conota, também a ausência de guerra e de perturbação.

Pecado - Transgressão de preceito religioso, maldade, culpa, vício. Fazer algo contrário a vontade de Deus.

Pedra angular - O canto inferior de uma construção (alicerce) ou a chave de uma abóbada. Refere-se a Jesus, a Pedra que os construtores rejeitaram. Refere-se a Cristo, a declaração de Pedro sobre quem era Jesus, declaração que deu conta do que Jesus era e sobre aquela declaração (de que Ele era o Cristo), a Igreja foi edificada. Muitos interpretam que é sobre Pedro, mas Jesus fez trocadilho com as palavras. Jesus não se referia a Pedro e sim à declaração que Pedro fez ao dizer que edificaria a Sua Igreja. Pedro disse que Jesus era o Cristo e Jesus fez o mesmo com Pedro, dizendo que ele era pedra. Apenas trocadinhos com as palavras, para deixar claro que da mesma forma que o nome de Pedro significava pedra, Ele era o Cristo. E a Pedra que Ele edificou a Sua Igreja foi a declaração de Pedro, de que Ele era o Cristo. Logo, sobre Ele mesmo. Da mesma forma que na representação do corpo, Ele é a cabeça, a parte principal, pensante, comandante, no exemplo da construção Ele é a pedra angular, a principal, a que mantém em ordem a construção.

Pedra de moinho - Uma de duas pedras usadas para esmagar os grãos a fim de obter farinha.

Pedra de tropeço - Qualquer coisa ou pessoa que leve alguém a pecar.

Peitoral - Bolso colorido, medindo 23 por 23 cm, preso às vestes do sumo sacerdote no Antigo Testamento. Doze pedras preciosas no bolso representavam as 12 tribos de Israel de modo que, ao ser pendurado no pescoço do sacerdote, o povo ficasse perto do seu coração. Dentro do peitoral havia o Urim e o Tumim.

Peles finas - Peles de vaca-marinha (que é o mesmo que dugongo), animal marinho encontrado em abundância nos bancos de corais do mar Vermelho e em outras águas tropicais. Esse animal chegava a ter cerca de 3,3m de comprimento, com cabeça arredondada, cauda semelhante à dos peixes e nadadeiras em forma de membros anteriores. Assemelha-se à foca. Como o mar Vermelho margeava o antigo Egito, não é de surpreender que Israel usasse essas peles para vários fins.

Perfídia - Ato ou qualidade do que é pérfido; falsidade; deslealdade.

Perscrutar - Investigar minuciosamente.

Postes-ídolos - Postes de madeira, talvez entalhados com a imagem de Aserá, deusa cananéia do amor e da guerra, erigidos para homenageá-la e colocados perto dos altares do culto cananeu.

Preceitos - Mandamentos, em geral injunções divinas, que definem obrigações humanas.

Piedade - Pena dos males alheios, compaixão, devoção, religiosidade.

Potestade - Poder, potência.

Presságio - Previsão; pressentimento.

Primícias - Primeiras colheitas a amadurecer na estação. A oferta das primícias era uma dádiva da primeira e melhor parte da colheita, o que deixava entendido que todo o sustento de Israel provinha de Deus.

Primogênito - Filho mais velho e possuidor de privilégios especiais, como parte maior na herança. No Antigo Testamento, o termo muitas vezes denotava os privilégios e o favor que Deus outorgava a Israel. No Novo Testamento, JESUS é chamado primogênito do Pai, aquele que governa sobre tudo.

Primogenitura, direito de - No Antigo Testamento, o filho primogênito recebia direitos especiais, incluindo a autoridade para ser líder da família.

Profanar - Tratar sem respeito nem reverência. Tornar imundo ou contaminado algo santo, tratando-o com desrespeito ou irreverência.

Profecia - A mensagem do profeta. Também dom espiritual capacitação sobrenatural para edificação da família de Deus. Quem tinha esse dom anunciava verdades novas ao povo de Deus ou o desafiava com verdades escriturísticas.

Profeta - Porta-voz de Deus, que recebe uma mensagem da parte de DeleS e proclama a um grupo específico de ouvintes. Além de falar de coisas futuras, ocultas, também falava do que já estava revelado mas não estava sendo cumprido.

Propiciação - Alguma coisa que leva alguém a perdoar uma ofensa recebida, ou a proceder misericordiosamente para com o ofensor. Meio pelo qual se consegue o favor.

Prostituição cultual - Prostitutos e prostitutas do antigo Oriente Médio, empregados nos cultos da fertilidade. Praticavam atos sexuais no templo do seu deus como parte do culto que prestavam a deidade pagã.

Provérbio - Máxima expressa em poucas palavras, sentença moral, adágio, ditado.

Prudente - Precavido; de sobreaviso; prevenido.

Publicanos - Cobradores de Impostos empregados pelas autoridades romanas. Tinham a má fama de exigir impostos excedentes em relação à taxa oficial, enchendo os bolsos com a diferença. Eram desprezados pelos judeus por colaborarem com o governo romano, que dominava o país.

Purificar - Tornar limpo ou puro. Ser purificado ou limpo significa ficar livre de defeitos que desqualificariam para o uso ou para a atividade religiosa. Ser eticamente puro significa demonstrar-se, nos pensamentos e na conduta, escolhido por Deus.

Púrpura - Símbolo da riqueza e da realeza. A tinta de púrpura, altamente valorizada no mundo antigo, era obtida de vários moluscos comuns na Fenícia (nome que significa terra da púrpura).

Purulento - Que agrega pus.

Pústula - Ferida cheia de pus.