A Santificação Prática

 Assunto: A Santificação Prática

Texto Básico: Romanos 6:11-23

Texto Áureo: “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver” (I Pedro 1:15)

 

      Introdução

      Em toda a vossa maneira de viver”. Eis a extensão da nossa santificação! Deve atingir tudo em nossa vida. Fomos santificados, separados e dedicados para o Senhor e Ele deseja possuir-nos, não deixando nada para o domínio do pecado e do mundo. “Porque o pecado não terá domínio sobre vós!” (Romanos 6:14)

 

      A – O Corpo é Sagrado!

     Glorificai pois a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus!” (I Coríntios 6:20). A nossa pessoa inteira foi santificada: corpo, alma e espírito. Deus nos separou e agora pertencemos exclusivamente a Ele, não tendo o direito de abusar de bens alheios! Nosso corpo foi tomado e possuído pelo Pai e tornou-se um santuário de algo santo: a nova natureza divina (I Coríntios 6:19). Não temos mais o direito de entregar o corpo para a imundícia: “Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o Senhor e o Senhor para o corpo” (I Coríntios 6:13). Paulo também diz em I Tessalonicenses 4:7. “Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação”.

 

     O corpo é chamado de “vaso” e Paulo exorta “que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra (respeito)”. (I Tessalonicenses 4:4). Os crentes devem aprender a respeitar seus próprios corpos como templos santos. Os moços devem guardar puro esse vaso e as moças devem também exigir o respeito por parte dos outros de modo a conservar puro seu corpo para a glória de Deus.

 

     Não devemos abusar dos nossos corpos com o fumo, bebidas alcoólicas, drogas ou quaisquer outras coisas que poderiam ser prejudiciais. Deveremos nos purificar “de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus” (II Coríntios 7:1), procurando “cuidar nas coisas do Senhor para ser santo, tanto no corpo como no espírito” (I Coríntios 7:34).

     B – Coisas Duvidosas

     Todo crente deveria ter as suas faculdades ou sentidos espirituais “exercitados para discernir tanto o bem como o mal” (Hebreus 5:14), sabendo assim distinguir entre aquilo que é lícito e aquilo que não é lícito. Mas, infelizmente, muitos crentes ainda são “meninos” e não sabem avaliar as coisas (Hebreus 5:13). Paulo nos exorta: “Abstende-vos de toda a aparência (forma) do mal!” (I Tessalonicenses 5:22) e outra vez: “Aborrecei (afastai-vos com horror) o mal e apegai-vos ao bem” (Romanos 12:9).

 

     É evidente que não deveria ser necessário entrar em pormenores para que o crente saiba quais as coisas que não lhe convém. Porém, devido a carnalidade e imaturidade dos crentes, às vezes é preciso explicar o que não lhes convém fazer ou praticar como crentes. Não deveria por exemplo ser necessário mencionar que é errado para o crente participar de jogos de azar (loterias, apostas, bingos, corridas de cavalo, jogos eletrônicos etc), pois o crente tem um Pai celestial que cuida de todasas suas necessidades (Mateus 6:31-33). O mesmo pode se dizer de freqüentar danceterias e boates, pois a carnalidade nestes ambientes é mais que evidente. Todos sabemos que somos tentados através dos nossos órgãos dos sentidos. Assistir a um filme no expõe a tentação pelos olhos e ouvidos ao mesmo tempo. Portanto cuidado com que você e os seus filhos assistem no cinema ou pela televisão!

 

     Também, não deveria ser necessário exortar os crentes a serem honestos nos negócios, não se aproveitando dos outros e nem sendo ambiciosos, mas contentes com aquilo que Deus lhes proporciona (I Tessalonicenses 4:11,12; Hebreus 13:5,6; Efésios 4:28). A mentira, a maledicência, a calúnia, a fofoca, as palavras torpes, as atitudes erradas, tudo isso tem que ser eliminado da nossa vida pelo poder da Palavra de Deus e do Espírito Santo (Efésios 4:25-32).

 

     Existem porém certas coisas não mencionadas por nome na Bíblia, acerca das quais os crentes podem ter dúvidas. Alem da televisão, a Internet e os jogos eletrônicos também podem escravizar o crente. Cuidado com qualquer coisa que possa te viciar (I Corintios 6:12)!

 

     Também deveremos tomar cuidado com o que lemos (livros e revistas). Há  leituras que sujam nossa mente e corrompem nossas idéias, devendo portanto o crente ser muito criterioso a esse respeito para que entre na sua mente só o que for sadio.

 

     Banhos de mar ou piscina junto com incrédulos também não convém aos crentes. Afinal, não é difícil entender que a nudez dos trajes de banho não ajuda a conservar a espiritualidade! E por falar em roupas, é evidente também que as modas apelativas, escandalosas, chocantes de tão curtas, justas ou agarradas não convém aos crentes que zelam pelo testemunho. Nem as maquiagens exageradas. De modo geral, fuja do exagero!

 

     Passeios com a família ou amigos são lícitos desde que não impliquem na participação em alguma forma de divertimento que venha a deturpar o testemunho do crente, nem ocorrerem no horário dos cultos. Afinal, o crente tem compromisso com a igreja e deve estar presente a todos os cultos. Com certeza o domingo não é um dia para passear ou visitar parentes e amigos. O crente espiritual considera o domingo muito sagrado e considera muito importante para si e a família dedicarem este dia ao serviço do Senhor na igreja.

 

     Naturalmente, não é possível nesta lição mencionar todas as coisas sobre as quais um crente possa ter dúvidas. Mas como regra geral para tirar dúvidas, basta recordar deste versículo: “Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra qualquer coisa fazei tudo para glória de Deus. Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aosjudeus, nem aos gregos (gentios), nem à igreja de Deus” (I Coríntios 10:31-33).

 

      As vezes será necessário renunciar a alguma liberdade pelo bem da coletividade da igreja, pelo bem da consciência  de algum irmão ou pelo nosso testemunho diante do mundo. Uma boa regra é a seguinte: se houver dúvida, desista! Não vá contra sua própria consciência em nada, pois “tudo que não é de fé é pecado”! (Romanos 14:23).

     C – Como Vencer o Velho Homem

     Nosso maior inimigo para a Santificação reside em nós mesmos: “Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum (nada de bom)” (Romanos 7:18). Trata-se daquela natureza velha e adâmica, que mesmo depois de salvos persiste conosco. A nossa vitória sobre ela depende de tomarmos firmemente certas decisões e propósitos (Atos 11:23). Eis o segredo da vitória sobre nossa natureza carnal:

     1) A Fé. Temos que crer no que Deus diz isto é, que somos de fato mortos, sepultados e ressuscitados com Cristo (Romanos 6:11). Temos que tomar posse desta verdade por um ato de fé.

     2) A entrega. “Apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos...” (Romanos 6:13).

     3) A ação. “Mortificai pois os vossos membros que estão sobre a terra...” (Colossenses3:5; Romanos 8:13). “Não reine portanto o pecado em vosso corpo mortal...”(Romanos 6:13). Diga um “não” firme para a carne, pois “somos devedores, não à carne para viver segundo a carne” (Romanos 8:12).

      

     É pelo nosso espírito renovado, fortalecido pelo próprio Espírito Santo (Efésios 3:16, 17) que poderemos mortificar, ferir de morte as paixões da nossa carne quando ameaçarem nos dominar. “E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito” (Gálatas 5:24, 25; 2:20). É isso que queremos dizer quando afirmamos que embora a nossa posição de santificados seja bem segura e intocável, nós temos que cooperarativamente com o Espírito Santo na nossa santificação gradativa. “Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação”! (I Tessalonicenses 4:3).

 
 
 

      Questionário da lição 8

      1)  Qual  parte da pessoa que foi santificada? 1) Somente o espírito. 2) Somente a alma. 3) A pessoa inteira. (Assinale a resposta certa).

      2)  Por que alguns crentes não sabem discernir aquilo que é bom e lícito do que é mau e proibido?

      3)  Por que não convém para o crente jogar na loteria, assistir ao cinema e freqüentar bailes?

      4)  Que mais deve ser eliminado da nossa vida, segundo Efésios 4:25-32?

      5)  Qual é o versículo citado que nos ajuda a resolver  se uma coisa é certa ou errada?

      6)  Quais são os três passos mencionados na lição, para termos a vitória sobre o nosso “velho homem”?