A Ordenança do Batismo (Continuação)

 Assunto: A Ordenança do Batismo (Continuação)

Texto Básico: Rom. 6:1- 6

 

Texto Áureo: “De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos, pela glória do pai, assim andemos nós também em novidade de vida”. (Rom. 6:4).

 

    Introdução

 

     Na lição anterior começamos a estudar no que constitui o batismo bíblico, aquele que agrada a Deus e por Ele é reconhecido. Nela destacamos o primeiro dos quatro requisitos, o candidato adequado, o candidato bíblico. Passemos agora a estudar qual a base bíblica para a segunda condição para que um batismo possa ser reconhecido no Céu.

 

     b) O modo do Batismo

  O que significa a palavra “Batismo”? Parece significar coisa diferente para diferentes pessoas. Para uns, significa borrifar um pouco de água na cabeça de um bebê. Para outros, já quer dizer derramar de água sobre a cabeça de um adulto. Para outros ainda trata-se da imersão total de um adulto nas águas. Qual dessas três definições é a correta, ou todas elas são igualmente certas?

     A verdade é que o termo “batismo” admite somente uma definição, tanto do ponto de vista da língua grega (pois “batizar” não é palavra da língua portuguesa, mas sim do idioma grego), como também na própria bíblia. Todos os dicionários gregos dão como sentido normal e único para este vocábulo: “mergulhar, imergir, submergir, podendo estender-se á idéia de “tomar banho de imersão”. Isso é admitido até pelos aspersionistas, aqueles que “aspergem” ou “borrifam” aos batizandos. O renomado historiador luterano, Mosheim, diz: “Na igreja primitiva (da era apostólica), o batismo era ministrado pela imersão do corpo inteiro na água”. Até o clero católico o admite. A bíblia católica da editora Ave Maria, edição de 1960, na página 1.476, comenta Romanos 6:4 desta maneira: “Sepultado: mergulhado na água por ocasião de seu batismo, o cristão é como que sepultado com Cristo; e ao sair da água, ele ressuscita com Cristo para uma nova vida”. O interessante é que nenhuma dessas duas denominações assim prática!!! Na realidade, através dessas afirmações cede todo o terreno reclamado pelos Batistas no assunto do batismo.

     É uma pena que a cristandade não volte a verdadeira base da unidade cristã (“UM SÒ SENHOR, uma só fé, um só batismo” – EFÉSIOS 4:5), e ainda querem tachar aos batistas de “sectários” (divisionistas) por quererem obedecer ao seu Senhor na prática de "um só” batismo por imersão!!! Já que a palavra, pela própria confissão deles, só admite um sentido (imersão), quem fala em “batismo por aspersão” está na realidade dizendo “imersão por aspersão”, o que é uma contradição.

     Mesmo sem recorremos ao idioma grego, é fácil estabelecer o sentido correto da palavra somente analisando as referências ao batismo no Novo Testamento. Ainda bem que não é preciso ser um erudito para poder entender esta doutrina na Bíblia!

     Em primeiro lugar, examinemos a linguagem empregada pelos apóstolos. Em nosso texto básico encontramos diversas expressões que deixam bem claro que o batismo é um ato de imersão total do corpo na água: “batizados na sua morte” (v.3); “sepultados com ele pelo batismo na morte” (v.4); “plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte... também o seremos na da sua ressurreição” (v.5). Tudo isso indica uma imersão e somente uma. Não se poderia cogitar num “sepultamento e ressurreição” usando um pouquinho de água para untar a fronte com ela ou apenas molhando a cabeça. Neste caso seria o mesmo que colocar um pouco de terra na testa de um defunto e afirmar que ele esta sepultado!!! Para melhor compreensão sugiro que leia também Col: 2:12.

     As circunstâncias dos batismos neotestamentários indicam claramente a imersão. Sobre as pessoas batizadas por João Batista, Marcos 1:5, registra: “todos eram batizados por ele no Rio Jordão”. Foram imersos, pois do contrário, para que entraram no Rio??? Em João 3:23 encontramos: “Ora João batizava também em Enon, junto a Salim, porque havia ali muitas águas, e vinham ali e eram batizados”. Para que necessidade de “muitas águas” se não para realizar por imersões? Ao ser batizado, Jesus “logo que saiu da água viu os céus abertos...” (Marcos1:10).Para “sair da água” é necessário primeiro entrar nela!Também no caso do batismo eunuco (Atos 8:26-39), “ambos desceram a água (para dentro da água), tanto Filipe (o ministrante) como o eunuco (o batizando), e o batizou. E, quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe...” (v.38,39). Se o batismo era realizado de maneira que usasse pouquinha água, para que todo esse trabalho do ministrante e o batizando de “ambos desceram à água”? Os que hoje aspergem ou derramam água na testa não entram na água junto com os seus batizandos!!! Todo crente deve examinar seu batismo à luz do “assim diz o Senhor” e não se contentar com um batismo que não correspondia ao descrito nos versículos acima citados.

 

     Porque foi mudado o modo do batismo no Cristianismo em geral? Foi mudado por conveniência e depois se tornou lei da igreja romana. É fato indiscutível da história e que mesmo no catolicismo, a imersão e não a aspersão era a prática normal até o século XIII. Ainda hoje os turistas que visitarem catedrais no sul da Europa poderão comprovar a existência de numerosos batistérios grandes e ouvirem dos frades e guias turísticos que os tais foram usados para batismos por imersão a até alguns séculos atrás!!!

 

     c) A finalidade do Batismo

     Se batismo não salva, para que ser batizado afinal? A Bíblia dá uma resposta taxativa:

  1. É um quadro fiel do evangelho, pois se refere a morte, sepultamento e a ressurreição de Jesus Cristo (I Cor. 15:1- 3; Rom.6:1- 6; I Ped. 3:21). Na realidade, a ordenança da Ceia proclama a morte de Cristo (I Cor. 11:26) e a do Batismo completa o quadro mostrando o seu sepultamento e a sua ressurreição. Podemos então afirmar que o batismo não salva, mas que conserva a verdade que salva! É uma pregação em si! Quantos perdidos já foram despertados e finalmente convertidos ao assistirem a um batismo bíblico!
  2. Mostra a mudança realizada na vida do crente quando da sua conversão. Através do seu arrependimento e fé ele “morreu” para o mundo e “viveu” para Deus (Rom. 6:11-14; Gal. 2:20; Col. 3:1- 4; Efésios. 2:1-10). Um defunto já esta separado dos vivos, mas o seu sepultamento confirma essa separação!
  3. O Batismo é símbolo da purificação do crente quanto aos seus pecados, como que de uma         “lavagem” (Atos 22:16). Esta linguagem tem que ser entendida como figurada, porque antes de termos “nossos corpos lavados com água limpa”, precisamos termos “nossos corpos lavados com água limpa”, precisamos ter “nossos corações purificados da má consciência” (Hebreus 10:22). Veja também I Pedro 3:21.
  4. No ato do batismo, o crente “se reveste de cristo” (Gal. 3:26-27). Como o soldado se identifica pela farda, assim também o crente se identifica pelo batismo. Não se pode ser um soldado de Cristo tendo vergonha do uniforme!
  5. Pelo ato do Batismo o crente ingressa na igreja, tornando-se um de seus membros. Os Batistas só admitem a participação plena na igreja como membro, inclusive no acesso à Ceia, para os que forem primeiro batizados. Isto se justifica pelo fato de que no dia de Pentecostes “aqueles que de bom grado receberam a sua palavra... foram batizados; e naquele dia agregaram-se (foram acrescentados á igreja) quase três mil almas” (Atos 2:41). Esses então “preservaram na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão (a Ceia), e nas orações (cultos públicos)” (v.42).
  6.  

  1. Lembremo-nos ainda de que é ordem de Cristo e dos apóstolos que o crente se submeta ao batismo (Atos 2:38; 22:16; 11:47,48) Isto já deveria ser o bastante. Seremos ou não obedientes ao nosso Senhor?
 

   

       Questionário da lição 25

  1. Como podemos provar baseados em Rom. 6:1-6, que o batismo deve ser realizado somente por imersão?
  2. Como podemos provar a imersão, apoiando-nos em João 3:23? E em Atos 8:38,39?
  3. De 6 motivos mencionados na lição para o crente se batizar.
  4. Explique como o batismo conserva um quadro fiel do Evangelho.
  5. Pode-se fazer parte de uma igreja e tomar a ceia do Senhor sem primeiro ter sido batizado por imersão?