A BIBLIA

  

 Curso de Doutrinamento - Lição 1: A BIBLIA

 

     Testo básico: “Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação, porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.” -  II Pedro 1:20,21                     

     Testo Áureo: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” -  II Timóteo 2:15

 
 

      Introdução

       O nome “Bíblia” vem do idioma grego e significa “os livros, coleção de livros”. Também é chamada por outros nomes: A Palavra (João 17:17), A Palavra de Deus (Heb.4:12), a Palavra da Verdade (II Tim.2:15), A Escritura (Gal.4:30), As Escrituras (I Cor.15:3,4), As Sagradas Escrituras ou Letras (II Tim.3:15).

 

     A Bíblia, amada e odiada, respeitada por uns  e desprezada por outros, ainda é o livro mais lido no mundo e também o mais atacado. O que ela tem de tão especial para atrair tão fortes sentimentos?  A Bíblia é diferente de todos os outros livros e é o mais importante que existe devido ao seu autor, assunto e prazo de validade.

 

     Ela se divide em duas partes a saber, o Antigo Testamento com 39 livros, que conta a historia da formação da nação de Israel, a promessa da intervenção divina a favor dos homens e todos os preparativos divinos para a estadia de Deus o Filho entre nós. Já o Novo Testamento, com 27 livros e cartas, registra o período  da estada do Filho entre nós, a revelação de Deus que Ele veio nos transmitir e os Seus demais ensinos. Contem também a promessa e vários detalhes proféticos relativos à Sua segunda vinda. Podemos então dizer que Jesus é o assunto da Bíblia e o seu personagem principal, mencionado tanto em Gênesis 1:1 (compare com João 1:1-4) como em Apocalipse 22:21. O nome “testamento” vem das duas diferentes alianças ou pactos estabelecidos por Deus e que caracterizam cada uma das partes (João 1:17; Lucas 22:20).

 

     Ambos os Testamentos também têm em comum as suas estruturas: começam com livros históricos, seguidos por uma sessão de livros de sabedoria/instrução/doutrina e terminando com livros de cunho profético.

 
 

      A – Autoria das Escrituras

     Humanamente falando, aproximadamente 40 homens num espaço de 1600 anos foram usados para escrever os 66 livros que compõem a Bíblia. Não há nenhuma contradição ou negação de algum ensino anterior. Isto porque eles foram apenas como que “secretários” do verdadeiro autor, que é Deus. (II Pedro 1:20-21). O termo “inspirado” significa “soprado, cochichado ao ouvido”. Ela não somente contem a palavra de Deus mas ela é esta Palavra!

 

      Em II Tim. 3:16-17, Paulo afirma que  toda a Escritura é  divinamente inspirada. Isto significa que todas as suas palavras, nos idiomas originais em que ela foi entregue (Hebraico no AT e Grego no NT) foram inspiradas por Deus e não contem erro algum. Todavia, as traduções para outros idiomas são passiveis de erro por dificuldades técnicas compreensíveis. Além disso existem traduções feitas a partir de critérios duvidosos, outras feitas de má fé encomendadas por seitas heréticas, além das versões livres (parafraseadas). Por isso adotamos a tradução feita por João Ferreira de Almeida -  edição Revista e Corrigida – e também  recomendamos a de João Ferreira de Almeida – edição Corrigida e Revisada Fiel ao Texto Original - editada pela Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil.

 

     Constatamos a superioridade da Bíblia de várias maneiras: ausência de contradições entre os seus numerosos escritores, profecias minuciosamente cumpridas (Ex.: Isaias 7:5; 9:6; 46:10; 52:13-53:12; Mat.27:9,35;  Salmo 22:1-18; 69:21), antecipações cientificas (Isaias 40;22; Jó 26:7), respostas para as mais transcendentais questões humanas (quem somos, de onde viemos, para onde vamos, qual o sentido da vida) e o impacto na vida de milhões de pessoas. Por isso ela é válida para todos os povos e culturas. 

      Como ela é o único livro de autoria divina, declarada completa e suficiente para a nossa perfeita orientação (II Tim. 3:16,17), nós os Batistas a consideramos como nossa única e exclusiva base e fonte de fé (no que crer) e de prática (o que fazer), rejeitando portanto quaisquer outros supostos meios ou fontes de orientação tais como sonhos, visões, alegadas revelações ou as tradições humanas (Hebreus 1:1; Judas 3).

 

     Embora o Antigo Testamento tenha muito a nos ensinar (Romanos 15:4; I Corintios 10:11), cremos que o Novo Testamento superou ao Antigo (“o AT contem o NT e o NT explica o AT”) e que é em suas páginas que encontramos as regras e mandamentos de Cristo para servi-Lo na atual Dispensação da Graça (João 1:17). Como a Bíblia nunca mudou, cremos nas mesmas verdades que os nossos irmãos do passado defenderam. Somos portanto uma igreja de doutrina neotestamentária, de fé bíblica e histórica.

 

     Como diz um antiqüíssimo ditado, “O batista vai até onde a Bíblia vai, pára onde a Bíblia pára.” Para nós, a Bíblia falou está falado!

  1. O Conteúdo ou Assunto da Palavra de Deus

     As Sagradas Escrituras são a verdadeira e completa revelação de Deus aos homens. Por isso ela tem valor e pertinência permanentes. Ela não contém tudo o que gostaríamos de saber, mas contem tudo o que precisamos saber de Deus e de nossa relação com Ele nesta vida, para que possamos nos acertar com Deus e vivermos uma vida que Ele aprove (II Tessal.1:8,9; II Tim.2:15).  

 

      Na Bíblia estão reveladas a obra e a vontade de Deus para com os homens (Salmo 19; Atos 17:30,31; I Tim.2:4,5), personificadas na pessoa e obra do Senhor Jesus Cristo (Atos 17:30,31; I Tim.2:4,5). O Evangelho da Bíblia é o poder de Deus para a salvação de qualquer pessoa que crer (João 5:24; Romanos 10:17; 1:16; II Tim.3:15) .

 

      Como diz Salmo 119:105, a Palavra “é lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos”, pois através dela o Espírito Santo orienta os já salvos, esclarecendo e guiando nas pequenas e grandes decisões da vida. Além disso, contém promessas que nos dão esperança e forças (Salmo 19: 7-11; Rom.15:4).

 

     A Bíblia ajuda e orienta o Homem para esta vida e para a eternidade.

 
 

      C- O Prazo de validade das Escrituras

      A Palavra de Deus foi dada em caráter definitivo (Salmo 33:11). Estamos avisados que Deus nunca enviaria um outro Evangelho (Gálatas 1:6-8: Apoc.14:6) nem novos ensinos ou regras (Judas 3; Hebr.1:1; I Pedro 1:23-25).

 

      Quando Deus completou Sua mensagem a respeito da vinda do Messias (Antigo Testamento), passaram-se 400 anos com Deus “em silencio” até que ela se cumpriu. Da mesma maneira, quando Ele completou Sua mensagem a respeito da Segunda Vinda do Seu Filho Jesus (Novo Testamento, o livro de Apocalipse), Deus parou de enviar mensagens, deixando porem a Sua igreja com a tarefa de pregar o Evangelho a todos e ensinar todas as coisas que Jesus mandou “até a consumação do século” (Mateus 28:18-20) ou seja, até que Cristo volte. Enquanto Cristo não voltar, não haverá nada de novo para ser revelado!

 

     Nos primeiros anos, o período os apóstolos, o Senhor ajudava Suas igrejas com dons administrativos e evangelisticos especiais porque a Bíblia ainda estava sendo produzida, mas Paulo avisa que aqueles dons eram temporários e que não seriam mais fornecidos pois seriam substituídos por algo melhor, perfeito e por isso mesmo definitivo (I Corintios 13:8-12).

 

      A mensagem de Deus foi trazida em definitivo pelo Seu Filho (Hebreus 1:1) e completada pelo Espírito Santo através dos Seus apóstolos (João 16:12-15; Efésios 2:19-22; 3:5; II Pedro 1:21). Dali para frente, as instruções para as igrejas verdadeiras foram não para aguardarem novas orientações ou recados, mas sim conservarem puros o Evangelho e as Doutrinas até a gloriosa volta do Senhor (I Tim.3:14,15; Judas 3).

 

      Até  mesmo mil anos após a volta de Jesus para esta Terra, quando enfim ocorrer a ressurreição dos incrédulos para a condenação e envio deles ao “lago de fogo e enxofre”, a Bíblia ainda “estará valendo” e eles serão julgados pelo mesmo Evangelho que nós hoje pregamos ( Apoc.20:1-15; II Tessal. 1:8-9: 2:12; I Pedro 4:17). No que é completo e perfeito, não se meche! (I Corintios 13:10; Apoc. 22:18,19).

 
 
 

      Questionário da Lição 1

  1. O que significa a palavra “Bíblia” e por que lhe damos esse nome?
  2. Que outros nomes ela recebe?
  3. O que ela tem de diferente dos outros livros?
  4. Porque vale a pena estudar a Bíblia?
  5. Até quando a Bíblia continuará valendo?