Santificação

 Assunto: Santificação

Texto Básico: I Coríntios 6:10-11

 

Texto Áureo: “Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria e justiça, e santificação, e redenção” (I Coríntios 1:30)

 
 

      Introdução

 

      “Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos” (Isaías 6:3) clamam os serafins ao redor do trono divino. Deus é acima de tudo santo (Salmos 111:9) e declara: “Serei santificado naqueles que se cheguem a mim” (Levítico 10:3). Sendo santo, Ele exige que todos aqueles que O servem também sejam santos: “Sede santos, porque eu sou santo” (I Pedro 1:16; Levítico 11:44; 19:2; 20:7,26; 21:8) e não tolera a impureza do pecado na Sua presença (Josué 24:19; I Samuel 6:20; Levítico 10:1-3; Hebreus 12:14). Como os crentes são santificados, são “chamados santos” em Cristo (I Corintios 1:2). Jesus foi feito por Deus para nós “sabedoria, e justiça, e santificação e redenção” (I Corintios 1:30). Vimos nas últimas lições que a nossa salvação se realiza em três etapas, a Justificação (no passado, da culpa e do castigo do pecado), aSantificação (no presente, do poder e domínio do pecado) e a Glorificação (salvação no futuro, da presença do pecado). Nesta lição examinaremos a doutrina da Santificação.

 
 

      A – A definição de Santificação

 

     Em português esta palavra significa entre outras coisas “tornar-se santo, puro, inocente”. Porém examinando a palavra no idioma original grego, descobrimos que o sentido bíblico é simplesmente “separar-se para uso sagrado”. É por isso que no Velho Testamento encontramos objetos, coisas e dias santificados (Êxodo 29:37; 31:13,14; Levítico 27:14,16). Basta ser separado para ser santo ou sagrado. Portanto, quando Deus diz que Ele é santo, significa que ocupa uma posição completamente separada da Criação, dos “deuses” e “deusas”, de todas as pessoas e de todo pecado. Podemos dizer que Deus é diferente!

 

     Muito embora realmente a idéia de “pureza” não faça parte do sentido da palavra “santo”, ela é resultante do ato de separar-se para Deus, pois como Deus não tolera qualquer espécie de pecado ou imundícia, qualquer pessoa separada para Ele terá que ser livre de toda mancha e contaminação do pecado. Eis aí um problema, pois o Homem é uma criatura imunda e pecadora. Mas Deus providenciou um meio de torná-lo “santo”: através de Cristo somos santificados, sendo apartados dos nossos pecados e separados para a comunhão e uso exclusivo de Deus (II Timóteo 2:21). Tornamo-nos um povo santo, separado dos outros povos como Israel no passado (Deuteronômio 14:2; I Pedro 2:9). Nos tornamos santos aqui e agora, neste mundo mesmo!! Vejamos agora com isso se realiza.

     B – Santificação posicional e instantânea

 

     Existem dois aspectos da Santificação. Somos santificados para sempre no instante em que cremos em Cristo, mas também é verdade que Deus está nos santificando dia após dia. Vejamos primeiro a santificação inicial ou instantânea.

 

    1.  

    1. Fomos eternamente santificados pelo sangue de Cristo quando nos convertemos, pois para isso Ele morreu na cruz (Hebreus 13:12; 10:10,14). Nós obtivemos esta santificação pela fé em Cristo(Atos 26:18). Todo o valor do sangue expiatório de Cristo é nosso diante de Deus e por isso Ele nos vê como se fossemos totalmente livres da mancha do pecado. Este aspecto da nossa santificação fala da posição que passamos a ocupar diante de Deus,  não podendo ser melhorada ou aperfeiçoada. Fomos apartados do mundo para pertencermos exclusivamente a Deus e os nossos pecados foram apartados de nós (Salmos 103:12).
 

     2)          Fomos também “santificados pelo Espírito Santo” (I Corintios 6:11) quando cremos em Cristo (II Tessalonicenses 2:13; I Pedro 1:2; Romanos 15:16). Estas passagens se referem à obra do Espírito Santo  quando ouvimos o Evangelho, preparando os nossos corações para que crêssemos (Atos 16:14), nos convencendo do pecado (João 16:8) e nos separando dos demais homens para crermos em Cristo. Tal foi a obra de Santificação que o Espírito Santo realizou em nós na hora da nossa conversão. É por isso que deveremos orar bastante antes de pregar a Palavra, pois sem esta obra santificadora do Espírito Santo ninguém se converterá!

     C – Santificação Progressiva ou Gradativa

 

      Quanto à nossa posição em Cristo, não poderemos ser mais santificados do que já somos, mas quanto ao nosso estado ou situação temos que progredir diariamente em santidade. Depois de nos santificar, separando-nos do mundo para Deus na hora da nossa conversão, o Espírito Santo procura dar prosseguimento a nossa santificação, ajudando-nos a tirar os olhos das coisas do mundo e a dedicarmo-nos mais e mais ao Senhor. Ele também nos ajuda a purificar nossas vidas de toda qualidade de pecado e imundícia para que possamos gozar uma comunhão mais perfeita com o Pai. Paulo fala a este respeito em II Corintios 7:1, lembrando que temos que “aperfeiçoar” a nossa santificação “no temor de Deus”. Em Filipenses 2:12 Paulo nos manda “operar (aperfeiçoar, desenvolver) a nossa salvação”.

 

 

       Embora tenhamos participação no progresso da nossa santidade, lembremos que é realmente “Deus quem opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade” (Filipenses 2:13). Portanto, qualquer santidade em nossa vida será sempre obra do Espírito Santo, o que deverá eliminar qualquer vanglória da nossa parte! Deus não quer que tenhamos aquele “tipo de santidade” que caracterizava os fariseus!

 

 

      Pela nossa união com Cristo estamos mortos para o mundo e ressurretos. Baseado nisto Paulo apela para que entreguemos os nossos corpos não à imundícia como antes, mas “para servirem a justiça para santificação (Romanos 6:19). O resultado desta entrega é a santificação prática em nossas vidas (Romanos 6:22). Para realizar esta obra em nós, Deus se vale de três recursos: a Bíblia, a disciplina e as provações.

 

     

    1) A Bíblia. “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (João 17:17-19; Efésios 5:25,26; Salmos 110:9; João 15:3). Quando o crente lê a Bíblia ou ouve uma pregação, com freqüência descobre algo de errado no seu procedimento, algo contrário à vontade expressa de Deus. Assim o crente vê a sua própria imagem (Tiago 1:23) e descobre suas falhas. A expressão “andando na luz” de I João 1:7, fala desse descobrir e confessar de pecados, ganhando a purificação dos mesmos (I João 1:7-9). Também vemos na Bíblia a imagem de Cristo e ao contemplarmos tal imagem, “somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor” (II Coríntios 3:18). Desta forma Cristo vai sendo “formado em nós” (Gálatas 4:19). É esta a santificação que Paulo diz em Filipenses 3:10-14 que tanto almejava.

 

 

     Em resumo podemos afirmar que a Bíblia promove nossa santificação nos afastando do pecado (Salmos 119:11) e formando a imagem de Cristo em nós.

 

     

    2) A disciplina. Deus corrige e disciplina a cada um dos Seus filhos para que participem cada vez mais da Sua própria santidade (Hebreus 12:5-11). Se o crente não aceitar tal correção, Deus poderá até tirar sua vida (I Corintios 11:31,32). De qualquer forma Deus sempre vai completar Sua obra de santificação (Filipenses 1:6).

 

 

      3) As provações. (I Pedro 1:6,7; Romanos 5:3-5). Tanto pela disciplina como pelas provações, Deus procura nos separar cada vez mais do mal e nos levar para mais perto dEle. Quando vemos um irmão atribulado, não convém julgá-lo pois não sabemos onde nós mesmos estamos na escadaria da santificação! Certamente não convém desprezar a um conservo que pareça estar abaixo de nós nessa escadaria! Deus sabe lidar com cada um de nós (Romanos 14:4).

 

 

      O salvo precisa viver dia a dia como principiou esta vida, pela fé em Cristo (Colossenses 2:6; Hebreus 10:38). Mas se o crente não cooperar com o Espírito Santo na santificação da sua vida, ele ficará parado e sempre será um bebê carnal nas coisas de Deus (I Coríntios 3:1-3; Hebreus 5:12-14). Prossigamos portanto para o alvo, estarmos totalmente santificados, completamente preparados para entrar na presença de Deus! (I Tessalonicenses 5:23)

 

 

 

 

      Questionário da lição 7

       1)  Em que sentido objetos, casas, campos etc  foram chamados “santos” no Velho Testamento?

       2)  Qual a diferença entre a santificação inicial  e a santificação gradativa ou progressiva?

       3)  A posição de santificado que o crente tem em Cristo pode ser melhorada ou aperfeiçoada?

       4)  Quais são os três instrumentos que Deus usa para realizar Sua obra de santificação em nossas vidas?

       5)  Quais são as duas imagens que o crente vê na Bíblia?

       6)  O que pode acontecer se o crente rebelar-se contra a correção ou disciplina de Deus em sua vida?

       7)  Qual é a passagem que diz que o crente deve andar do mesmo jeito como recebeu a Cristo?