A Depravação Total e Hereditária

 Assunto: A Depravação Total e Hereditária

Texto Básico: Romanos 1:18-32

 

Texto Áureo: “Todos se extraviaram e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.”  -  Romanos 3:12

 
 

      Introdução

       O objetivo desta doutrina é mostrar o estado pecaminoso em que o Homem se encontra e a sua total incapacidade de conseguir a própria salvação. Através do estudo desta doutrina veremos que o Homem é uma criatura falida, que não possui em si mesmo a capacidade de produzir uma justiça ou obter algum meio pelo qual possa merecer e ganhar sua aceitação diante de Deus. Através deste estudo compreenderemos também a absoluta necessidade do grandioso plano de salvação. Seremos então constrangidos a concordar que “do Senhor vem a salvação!”

  1. O que esta doutrina não significa

     Ao afirmarmos que o Homem é totalmente depravado, não queremos dizer que cada pessoa seja tão ruim quanto possa vir a ser! Nem queremos dizer com isso que todos os homens são igualmente ruins, pois realmente nem todos atingem o mesmo grau de crueldade, vicio, impureza ou sadismo. Sem dúvida seria uma enorme injustiça querer igualar todos os homens com os piores elementos da humanidade!

  1. O significado desta doutrina

 

     Se colocarmos uma gota de veneno num copo com água ela toda ficará  contaminada, não é mesmo?  Essa contaminação porém poderá ser aumentada se colocarmos mais veneno. É justamente isso o que queremos dizer quando nos referimos à depravação da raça humana. Cada individuo pode piorar ou melhorar quanto ao seu comportamento, mas não deixará de estar contaminado pelo pecado em seu espírito, alma e corpo. Examinemos alguns trechos bíblicos que nos falam dessa sua ruína total:

 

 

     1. No espírito. O espírito humano possui três funções: consciência, intuição e comunhão. Quando o homem pecou, ficou “separado da vida de Deus” (Ef.2:1; 4:18) ou seja,  ficou privado da comunhão que o Espírito de Deus tinha com o seu espírito até então. A conseqüência disso é que sua consciência ficou contaminada (Tito 1:15), ele passou a adorar deuses falsos (Rom.1:21-23) e por causa disso Deus "os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia...” (Rom.1:24) e “os abandonou às paixões infames” (Rom.1:26; Ef. 4:19). Isso explica o grau de imundícia a que o Homem se entrega. A sua consciência, constantemente abafada, simplesmente deixou de funcionar!

 

 

     2. Na alma. A alma consiste em emoções, inteligência e vontade. O entendimento do Homem ficou completamente obscurecido e por isso não consegue compreender as coisas do Espírito de Deus (I Cor. 2:14; Rom.1:21,22;  3:11; 4:18,19; Ef.2:3). Quanto às suas emoções, o Homem em seu estado natural não tem capacidade de amar a Deus (João 5:24).

 

 

     3. No corpo. A morte física é resultado da queda do Homem (Rom.5:12). O corpo é chamado de “o homem exterior” e “se corrompe de dia em dia” (II Cor.4:16). Todos os sinais da velhice e da  morte são provas visíveis de que o Homem é uma criatura caída e depravada!

 

 

     A Bíblia afirma que além do Homem  estar estragado em todo o seu ser (Isaias 1:5,6), esta depravação também é universal, sem uma única exceção: Rom. 3:10-12; Sal.14:1-3; 53:1-3; Ecl.7:20; 8:11; Jer.17:9. Paulo, como um médico espiritual, descreve a totalidade do estrago e da ruína do Homem em Rom. 3:13,14 (Sal.5:19; 10:7). Descreve também a história moral e espiritual do Homem: Rom.3:15-18 (Sal.36:1). O retrato não é nada bonito! Dessas passagens se conclui que a queda do Homem é universal  e total, atingindo a todas as pessoas de todas as raças em todas as épocas. Observe também os seguintes trechos: Rom.5:12, 18,19; 3:19.

 

      O Homem por natureza é filho do diabo (Ef.2:1-3; João 8:44), estando escravizado e controlado por ele através das suas próprias paixões carnais (II Tim.2:25,26; Rom.6:19-21). Por isso todo homem se acha debaixo da condenação do Deus Justo e Santo (Ef.2:3).

     C) A Depravação é hereditária e irremediável

 

     Uma coisa hereditária é algo herdado dos pais. É justamente isso que significa a depravação hereditária: nós a herdamos dos nossos pais, os quais por sua vez a ganharam dos seus e assim por diante até chegar a Adão e Eva, os ancestrais comuns de toda a humanidade. Ao pecarem, passaram a ter uma atração e gosto pelo pecado e a comunicaram aos seus descendentes. Por isso todos nós temos desde o nascimento este instinto ruim que sempre nos puxa na direção do pecado (Rom. 5:12; Sal.51:5; 58:3; Jó 25:4,6; 14:1-4).

 

     Esta natureza pecadora é chamada “a carne”, não sendo porém uma referência ao nosso corpo físico e sim a essa tendência natural para o pecado. Essa natureza faz com que não tenhamos a capacidade de agradar a Deus (Rom.7:18; 8:7,8). Ela natureza mancha até as boas ações dos homens, de modo que as suas obras de justiça são consideradas como um trapo imundo (Is.64:6) pois têm motivação errada, visto que são obras egoístas. Portanto o homem natural não tem jeito de agradar a Deus ou providenciar algo aceitável a Ele, não podendo portanto de modo nenhum salvar a si mesmo (Jer.13:23. 2:22; Rom.3:20).

  1. “Do Senhor vem a Salvação”

 

     Por causa da sua total depravação,  o  Homem não tem nenhuma inclinação natural para Deus: “Não há ninguém que busque a Deus” (Rom.3:11). Quando Deus procurou Adão e Eva após  terem pecado, eles procuraram se esconder. Desde então, a Humanidade vive fugindo de Deus ao invés de busca-lo. Para tornar possível a nossa conversão, Deus toma a iniciativa busca por nós! Vemos isso nas três parábolas de Lucas 15:1-32. Na primeira delas, não é a ovelha perdida que procura ao pastor e sim o contrário. Temos então uma figura do Filho de Deus tomando a iniciativa de buscar e salvar o pecador (Lucas 19:10). Mesmo assim o pecador é exortado a BUSCAR AO SENHOR (Isa.55:6,7), retribuindo a Sua iniciativa.

 

 

      Na segunda parábola, vemos a obra do Espírito Santo buscando ao pecador perdido, por meio da pregação da Palavra, sob o símbolo da mulher que varre a casa procurando pela moeda perdida.

 

      Na terceira parábola vemos o amor de Deus Pai que aguarda e acolhe ao pecador arrependido, ser representado pelo pai cujo filho menor esbanja sua fortuna e depois volta para casa.

 

      O Pai mandou o Filho buscar-nos; o Espírito Santo mostra ao pecador a obra redentora do Filho; o Pai recebe a todo o pecador que  voltar arrependido e crendo em Cristo como seu Salvador. Esta verdade também se encontra  em João 6:44 onde Cristo diz: “Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no ultimo dia”. A palavra “trazer” significa aqui “atrair”. A verdade é que Deus através de Cristo atrai a todos os homens (João 12:32), assim tornando possível a salvação deles. O Espírito Santo mexe nos corações de todos para despertá-los para a necessidade da salvação (João 16:8-11). Portanto ninguém poderá dizer com razão que não teve chance de salvação, visto que Deus o “atraiu” por intermédio do Espírito Santo. Concluímos que o Homem se perde somente porque resiste ao próprio Espírito Santo (Atos 7:51). Ninguém irá para o Inferno por causa do pecado de Adão, mas sim pelo seu próprio pecado!! (João 1:29)

 

 

     Argumenta-se que sendo o Homem tão depravado, não pode se arrepender dos seus pecados. Acontece que Deus exorta a todos os homens que se arrependam (Atos 17:30) e Ele não daria essa ordem que não fosse possível ser cumprida! Realmente, com a nossa mente e vontade escravizadas pelo pecado e pelo Diabo, não podemos por nós mesmos nos arrepender e voltar para Deus, pois de fato não temos nenhuma disposição natural para isso. Todavia, como vimos acima Deus toma a iniciativa e através da obra geral do Espírito Santo, todo homem passa por um despertamento (João 1:9). Todos os que chegarem ao Inferno terão que confessar que Deus lhe ofereceu a oportunidade de se salvarem  e que lá estão por escolha própria (I Tim.2:4.5; II Ped.3:9). É a rejeição categórica do Evangelho que condena o individuo ao Inferno e não o seu estado natural de depravação, visto que Deus já superou essa dificuldade (João 3:18,36; 5:24).

 

      Lembremos que ao pregarmos o Evangelho, o mesmo será acompanhado do próprio poder de Deus e possibilitará a conversão de todos os que nos ouvem (Rom.1:16; I Cor.2:1-5). Através do Evangelho, o Espírito Santo levanta os mortos, cura os cegos, surdos e paralíticos isto é, os que são espiritualmente assim. Todas as curas realizadas por Cristo durante Seu ministério simbolizam a obra redentora de Deus na salvação dos pecadores impotentes e sem recursos próprios (Rom.5:6,8,10).

    Questionário da lição 2

  1. A depravação total do homem significa que todos os homens já chegaram ao máximo da perversidade em suas vidas?
  2. Quais as partes do homem que foram atingidas pela depravação do pecado?
  3. Dê um trecho que prove que a depravação humana é universal.
  4. O que significa dizer que a depravação é hereditária?
  5. Na parábola da ovelha perdida, quem é representado pelo pastor que vai em busca da ovelha desaparecida?
  6. O que João 6:44 nos prova?
  7. Alguém irá para o inferno por causa dos pecados de Adão? Por que alguém vai para o inferno?
  8. Deus atrai todos os homens para a salvação ou somente aqueles que hão de se salvar?