O Pastor

 Assunto: O Pastor

Texto Básico: I Tim. 3:1-13; Tito 1:5-9; I Ped. 5:1-9.

 

Texto Áureo: “Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que Ele resgatou com seu próprio sangue.” (Atos 20:28).

 

Introdução

      Nas duas últimas lições aprendemos que Deus chama a todo membro da igreja para alguma função no corpo. Alguns dos dons foram dados provisoriamente visando a orientação das igrejas até que a Bíblia fosse terminada. Como já dissemos, Deus ainda chama pessoas para as funções de mestres, pastores, evangelistas etc. Mas quanto a direção de cada igreja local, havia mesmo durante a época dos apóstolos somente dois cargos oficializados (pastorado e diaconato), para os quais o Espirito Santo chamava certos irmãos que eram então consagrados ao cargo através de uma cerimônia que atualmente denominamos “consagração” ou “ordenação”.

      Escrevendo para a igreja em Filipos, Paulo se dirige a “todos os santos (crentes) em Cristo Jesus, que estão em Filipos, com os bispos (pastores) e diáconos” (Fil.1:1). Os termos “santos”, “bispos” e “diáconos” abrangem a igreja inteira. As distinções entre pastores e bispos só surgiria no segundo e terceiro séculos e mais tarde ainda a “hierarquia” que se vê na Igreja Romana e nas Protestantes.

     Logo nos primeiros dias depois de Pentecostes, na igreja em Jerusalém surgiu um problema que obrigou os apóstolos a tomarem medidas, separando e definindo os dois cargos (Atos 6:1-7). De maneira alguma deveremos confundir o trabalho dos dois, pois o trabalho do pastor está relacionado principalmente com a vida espiritual da igreja e a missão do diácono é voltada para a vida material dos membros.

  1. O trabalho e a responsabilidade do Pastor

 

     Os vários títulos dados ao pastor encontrados no Novo Testamento servem para indicar quais são as suas funções, pois se referem aos diversos aspectos do mesmo cargo.

 

     1.Bispo (I Tim.3:1,2; Atos 20:28; Tito 1:7). Infelizmente esta palavra leva um sentido atualmente que não possuía quando foi utilizada na Bíblia. Na língua original (grega), ela significava simplesmente uma pessoa que fiscalizava ou supervisionava, sendo usada, por exemplo para designar a um “encarregado” ou “mestre de obra” de uma construção! Disto podemos entender qual o sentido bíblico do seu uso: o bispo de uma igreja do Novo Testamento era simplesmente uma pessoa que supervisionava ou superintendia toda a obra daquela igreja. Certo dicionário grego (Thayer) define o vocábulo “bispo” nestes termos: “Um homem responsabilizado de verificar que os outros façam o trabalho direito”. Tudo isso lança bastante luz sobre a obra do bispo/pastor de uma igreja neotestamentária: Deus o encarrega de verificar que tudo quanto se faça na igreja seja conforme as instruções da Bíblia. Mas que grande responsabilidade, não é mesmo?

      2.Presbítero ou Ancião. “Ancião” nada mais é do que uma tradução da palavra “Presbítero”, a qual por sua vez vem diretamente do idioma grego. Os judeus assim chamavam aos homens geralmente idosos que os dirigiam principalmente nos assuntos religiosos (como por exemplo: aos membros do Sinédrio). Nas igrejas primitivas, os pastores também eram chamados desta forma (Atos 14:23; I Tim;5:17,19), bastando ler Atos 20:17, 28 e Tito 1:5,7 para comprovarmos este fato.

     Mesmo sendo novo em idade, um pastor deve ser respeitado por causa da dignidade de sua posição, precisando é claro comportar-se de maneia a merecer este respeito (I Tim.4:12). Ser chamado de “Ancião”, certamente também indica que o pastor tem que ser uma pessoa madura e capaz de dirigir, conduzir e aconselhar ao povo de Deus.

     3.Pastor. Comparando Atos 20:28 com I Pedro 5:2, vê-se que a obra do pastor é semelhante a de um pastor de ovelhas. O povo de Deus é chamado de “ovelhas” (João 10:27), das quais Jesus é o “Bom Pastor” (João 10:14), o “Grande Pastor” (Heb.13:20)  e o “Sumo Pastor” (I Ped.5:4).

 

     Abaixo de Cristo, o pastor da igreja tem por responsabilidade os cuidados do rebanho e por isso a qualidade de maior importância que precisará apresentar é o amor à Cristo. Por isso Jesus perguntou três vezes a Pedro se o amava (João 21:15-17). Nas três vezes, ao ouvir respostas afirmativas de Pedro, Jesus disse que ele então apascentasse as Suas ovelhas. Jesus não queria entregar o cuidado das Suas ovelhas e dos Seus cordeirinhos a qualquer pessoa que não O amasse!!!

 

     Um pastor de ovelhas tem estas três responsabilidades com o rebanho: apascentar, proteger e dirigir. O pastor da igreja, da mesma maneira, tem que:

     a) Apascentar o rebanho (Atos 20:28; I Pedro 5:2). Portanto, o pastor tem as funções de ensinar, pregar e exortar (I Tim.4:13-15). Ele tem que cuidar das ovelhas fraquinhas e enfermas, bem como das mais fortes, ora ministrando o “leite”, ora o mantimento sólido (I Pedro 2:2; Hebr. 5:12-14). Terá que se dedicar ao estudo da Bíblia para saber preparar o alimento espiritual para todos (II Tim.2:15).

       

 

     b) Proteger o rebanho (Atos 20:28-31; II Tim.4:2-5; I Tim.4:16; Hebr.13:17; Tito 1:9-11). Davi protegeu o seu rebanho, matando um urso e um leão; Jesus disse que “o bom pastor dá sua vida pelas ovelhas” (João 10:11-3). Da mesma forma, o pastor da igreja tem que proteger o rebanho das muitas heresias e de toda forma de corrupção, estando assim “zelando pelas almas” do rebanho.

 

 

     c) Dirigir o rebanho (I Tess). 5:12; I Tim.5:17; I Pedro 5:2-3; João 10:1-5). Nas terras bíblicas, um pastor guiava as ovelhas indo à frente e as exortando a segui-lo. É verdade que ao contrário dos demais membros, somente o pastor da igreja tem autoridade para dirigir, mas deve fazê-lo dando exemplo. Não há nada que crie mais respeito e influencie mais do que a consagração e dedicação do pastor diante da igreja (Tito 2:7-8).

 

     Resumindo, os deveres de um pastor são: 1) Dedicar-se exclusivamente ao ministério da palavra e da oração (Atos 6:4).  2) Pregar a palavra sem medo.  3) Doutrinar a igreja.  4) Ganhar almas para Cristo.  5) Visitar as casas dos membros para ensinar e orar (Tiago 5:15). 6) Fiscalizar todos os negócios e trabalhos da igreja.  7) Ministrar o batismo e a ceia pela autoridade que lhe foi outorgada pela igreja.

    Questionário da lição 33

    1. Conforme a Bíblia, quantos cargos oficiais existem na igreja?
    2. Quais os deveres do pastor indicados pelo nome “bispo”?
    3. Quais os deveres do pastor indicados pelo nome “ancião”
    4. Quais os deveres indicados pelo nome “pastor”?
    5. Conforme I Pedro 5:4, a quem o pastor da igreja terá de prestar contas um dia?