O Batismo no Espírito Santo

 

Assunto: O Batismo no Espírito Santo

Texto Básico:

 

 E cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; e de
repente vem do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa
em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as
quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram
a falar noutras línguas, conforme o Espírito  Santo lhe concedia que falasse atos 1:1 a 4

Texto Áureo:

 Pois todos nós fomos batizados em um Espírito formando um corpo, quer judeus, quer
gregos, quer servos, quer livres, e todos temosbebido de um Espírito I Coríntios 12.13

 

 

I. O que é o Batismo no Espírito Santo?

A. Os “carismáticos” e pentecostais nos dão a seguinte resposta para a pergunta acima: é uma segunda operação do Espírito Santo na vida do crente, a qual ele deve buscar e receber depois da sua conversão. Ele saberá que o recebeu porque todos os que o recebem falam em línguas estranhas.

B. Pela leitura do texto básico e do texto áureo, verificamos que o batismo no Espírito Santo aconteceu de uma vez por todas, em um determinado dia, a um determinado grupo de pessoas, para nunca mais ser repetido! Como Cristo prometeu , a vinda do grande Consolador (o Espírito Santo), foi para ficar definitivamente com a Igreja dele até a sua vinda(João 14.16-18). Aqueles que ficam pedindo o batismo no Espírito Santo pedem que Deus lhes mande alguém que já chegou! Se algum visitante chegar a sua casa, você não vai ficar pedindo que venha à sua casa, não é mesmo? Afinal, ele já veio e está ali na sua frente!

C. A vinda do Espírito Santo no dia de Pentecostes foi acompanhada por vários sinais para que “TODOS SOUBESSEM” que Ele tinha chegado. Esses sinais foram: “um som , como de um vento veemente e impetuoso” (Atos 2.2); “línguas repartidas como que de fogo” (Atos 2.3); falarem “em outras línguas”, ou seja, outros idiomas (Atos 2.6).

Por que os pentecostais adotam como PROVA do batismo atual do Espírito Santo, o “FALAR EM LÍNGUAS”, mas não insistem também no “OUTROS SINAIS”, mencionados aqui?

II. Quando é que um crente recebe o Espírito Santo?

A. O crente recebe “TUDO”, quando “RECEBE CRISTO COMO SEU SALVADOR”, pois em Cristo estão todas as bênçãos espirituais (Efésios 1.2-14). Estas bênçãos incluem também o ESPÍRITO SANTO COMO SELO EM NOSSOS CORAÇÕES (v 13, 14). Ele é recebido PELA FÉ no mesmo instante que se recebe a Cristo (Gálatas 3.2,14).

B. Alguém poderá perguntar: “Mas se todos têm o Espírito Santo, como é que os crentes muitas vezes são tão fracos espiritualmente? Não seria bom buscarem o batismo no Espírito santo para ficarem com mais poder?” A resposta é: todos O têm, mas existem crentes em todas as fases de desenvolvimento espiritual. Mesmo os crentes em Corinto, eram na sua maior parte subdesenvolvidos e mereceram uma severa repreensão de Paulo porque se achavam divididos, brigados uns com os outros, cada um querendo exibir seu dom (de profecia, línguas, etc). Paulo os chama de BEBÊS, CRIANCINHAS, CRENTES CARNAIS, (I Coríntios 1.5-7.11; 3.1-4). Concluímos então que mesmo se os pentecostais tivessem esses dons, isso não lhes daria garantia de uma superioridade espiritual!

C. Pode-se POSSUIR ALGO SEM DESFRUTAR DELE! Os crentes carnais têm o Espírito Santo dentro deles (I Coríntios 6.19,20), mas NÃO SABEM APROVEITAR AQUILO QUE TÊM! Um garimpeiro no velho oeste norte-americano gastou toda a sua vida procurando prata. Quando morreu, seus amigos cavaram no chão da sua pequena cabana nas montanhas para enterrá-lo; descobriram então um veio de prata do que acabou sendo a mina mais rica da história dos Estados Unidos! O velho garimpeiro tinha sido um bilionário, mas viveu sem desfrutar das suas riquezas!

 

O crente foi selado e ungido no seu coração pelo Espírito Santo na hora da sua CONVERSÃO A CRISTO (II Coríntios 1.21,22; Efésios 4.30). ele deverá procurar ENCHER-SE do Espírito (Efésios 5.18), para que POSSA PRODUZIR na sua vida OS FRUTOS DO ESPÍRITO (Gálatas 5.22,23). Devemos pedir a Deus o AVIVAMENTO, mas NUNCA o batismo do Espírito Santo!

 

Questionário da Lição

 

1. Como os pentecostais definem o batismo no Espírito Santo?

2. Qual é a passagem que diz que o Espírito viria à igreja para ficar para sempre?

3. Mencione um trecho que diz que o crente recebe o Espírito Santo no momento da sua conversão.

4. Qual a prova bíblica de que o falar em línguas não é sinal de crente espiritual?

5. Os crentes podem biblicamente pedir o ___________________________, mas não o _______________ do Espírito.