A Trindade

 Assunto: A Trindade

Texto Básico: Gen. 1:26; 3:22; 11:7.

 

Texto Áureo: “A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo seja com vós todos. Amém.” (II Corintios 13:13).

 

Introdução

 

      Tenho diante de mim um folheto publicado pelos chamados “Testemunhas de Jeová”, no qual procuram negar a doutrina bíblica da Trindade. Para ridicularizar a doutrina, mostram três dedos e perguntam: “Qual é a soma que você obtêm, um ou três?” Eles querem dizer com isso que os crentes que crêem na doutrina da Trindade, na realidade adoram três deuses. Tal afirmação mostra uma ignorancia muito grande do simples ensino da Palavra de Deus a este respeito.

 

      A) A Unidade de Deus

      Deus é um só! Isto é uma verdade conhecida praticamente por todo o mundo, se bem que a maioria infelizmente não conheça a esse Deus! A Bíblia confirma essa verdade desde o Velho até ao Novo Testamento. Eis alguns versículos do Velho Testamento: Deut. 6:4; Isaías 44:6; 45:22. No Novo Testamento, a mesma verdade é encontrada em João 17:3; I Corintios 8:4-6; I Timóteo 1:17; 2:5.

       Como pode existir um só Deus e ainda três pessoas ou personalidades distintas?

      1) Em primeiro lugar, as passagens mencionadas referem-se a Deus Pai, à primeira pessoa da Divina Trindade. Quando falamos que Deus é um, queremos dizer com isso que existe “um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos” (Efésios 4:6) Como entendemos isso? Em João 17:21 encontramos a resposta. Cristo ora pelos crentes e diz: “Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim.

 

      2) O Filho e o Espirito Santo são tambem um com o Pai (I João 5:7; João 10:30). Como entendemos isso? Em João 17:21 encontramos a resposta. Cristo ora pelos crentes e diz: “Para que todos sejam um, como tu ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em s, para que o mundo creia que tu me enviaste.” Leia também os versículos 22-23. Como podemos nós, os crentes, ser um com o Pai e o Filho? Desses versículos dá para ver que, quando se fala na unidade de Deus, não se fala em número. Por exemplo, marido e esposa são “uma só carne” (Efésios 5:31), mas continuam sendo duas pessoas distintas! Podemos com toda razão bíblica dizer que Deus é um e, ao mesmo tempo, que se manifesta em três pessoas ou personalidades! Não estamos dizendo que existem três deuses! A unidade dos três proíbe tal conclusão! Mas a verdade é que Deus em seu relacionamento conosco, a sua criação, se manifesta de três maneiras. Um exemplo disso, embora bastante falho, é que um homem pode ser ao mesmo tempo filho, esposo e pai!

 

      B) A Trindade

      Onde na Bíblia é ensinada esta doutrina? No Velho Testamento ela não  é encontrada tão clara como no Novo, mas mesmo assim temos passagens onde Deus fala de si no plural: “E disse Deus: Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gênesis 1:26). Leia também Gênesis 3:22; 11:7 e Isaías 6:8. Quem é esse “nós”? Certamente um indivíduo não vai falar de si mesmo no plural! E é também certo que Deus não está falando com os anjos, visto que estes não O ajudaram a criar, mas apenas assistiram e se regozijaram na hora da Criação (Jó 38:4,7). Foi a segunda pessoa da Trindade, Jesus Cristo, conhecido pelo nome de “Verbo”, quem criou todas as coisas (João 1:1-3). Evidentemente, quando falava de si usando o pronome “nós”, Deus se referia às outras duas pessoas da Trindade: o Filho e o Espirito Santo! Achamos o Filho de Deus se manifestando através do Velho Testamento quando o Senhor aparecia aos patriarcas e aos profetas em forma visível, às vezes como a “Palavra do Senhor” ou como o “Anjo do Senhor” (Gênesis 18:1,2,22). O Espirito Santo também é visto agindo muitas vezes através do Velho Testamento (Gênesis 1:2; 6:3 etc).

      No Novo Testamento, podemos ver a Trindade em muitas passagens:

      1) Por ocasião do batismo de Jesus (Mateus 3:16,17)

    2) Cristo manda que batizemos os discípulos em nome de toda Trindade: Mateus 28:19

    3) Na benção apostólica de Paulo: II Corintios 13:13

    4) Pedro mostra a participação da Trindade na redenção dos crentes: I Pedro 1:2

    5) Vemos esta mesma participação explicada por Paulo em Efésios 2:21-22

    6) Todas as três Pessoas são mencionadas na unidade “do Espirito” de Efésios 4:4-6

    7) O apostolo João, em suas visões em Patmos saúda as igrejas em nome da Trindade, sendo porém o Espirito Santo apresentado na qualidade de “os sete Espíritos que estão diante do Seu trono” (Apoc.1:4-6). Sete é o número da perfeição, de modo que essa representação do Espirito Santo não é uma contradição! Note também Apoc.4:3,5-6 para ver os símbolos da Trindade: o Pai (assentado no trono), o  Filho (o Cordeiro) e o Espirito Santo (os sete Espíritos de Deus)

     

    8) Cristo fala claramente das três Pessoas em João 14:16-17;  15:26; 14:25.

 

 

      Cada uma das três Pessoas é igualmente Deus! Todas participam da mesma natureza e são, portanto, co-eternos (Salmo 90:2). Como Deus Pai é “Aquele que é, e que era, e que há de vir” (Apoc.1:4), o Filho se declara: “Eu sou o primeiro e o último...” (Apoc.1:17-18). Não pode existir uma sem a outra, mas ainda assim são Pessoas distintas! O Pai não é o Filho e nem o Filho é o Espirito Santo, porém o Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espirito Santo é Deus. Na matemática “um não é igual a três”, mas isto é verdade quando se refere à Trindade!

 

      C) O Filho é Deus

      Isso se prova pelos seguintes trechos: João 1:1; Filipenses 2:5-11; Romanos 9:5; Colossenses 2:9 e Hebreus 1:1-3. Que falemos como Tomé: “Senhor meu e Deus meu!” (João 20:28). Os descrentes e as “Testemunhas” perguntam como é que Cristo pode ser o eterno Filho de Deus e ao mesmo tempo ser chamado de “Primogênito”. O que escapa à compreensão deles é o fato de Cristo ser chamado de “Unigênito” quanto se refere a Seu eterno relacionamento com Deus Pai (João 1:18; 3:16) e de “Primogênito”  quando se trata do Seu nascimento no mundo, da Sua relação com o universo criado e da Sua ressurreição (Mateus 1:25; Colossenses 1:15-19).

 

      Cristo é o “Verbo”, a “Palavra” viva de Deus, ou seja, o revelador do Deus Pai (João 1:18; 14:9-11) e o mediador entre o Pai e a Criação (I Timóteo 2:5; Colossenses 1:20). Jesus Cristo é a manifestação visível do Deus invisível (Hebreus 1:1-3).

 

      D) O Espirito Santo é Deus

      Isso se vê em Atos 5:3,4;  Mateus 12:32; João 14:26. Ele é uma personalidade distinta e não uma simples “força” ou “energia” proveniente de Deus. Jesus O chama de “Consolador” (João 14:26). Como poderia uma força ou coisa impessoal consolar, confortar ou ajudar a alguém? Ele “intercede por nós com gemidos inexprimíveis” (Romanos 8:26). Como poderia uma força orar ou soltar “gemidos inexprimíveis”? Ele não pode ser comparado a uma corrente elétrica ou força sem personalidade, muito embora seja verdade que através dEle o Pai derrama os Seus dons sobre nós (I  Corintios 12:7-11; Romanos 5:5).

 

      Em resumo, Deus Pai planeja e projeta a nossa redenção; o Filho efetua-a através da Sua vida perfeita, Sua morte na cruz e a Sua ressurreição; o Espirito Santo faz com que essa redenção chegue até nossa pessoa, nos regenerando, santificando e por fim nos glorificando!

 

    Questionário da lição 38

      1. Explique resumidamente o que a Bíblia quer dizer quando fala que Deus é um só. Cite alguns textos de prova. 

  2. A quem se referia Deus quando disse “Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança”?

      3) Dê algumas referencias do Novo Testamento onde todas as Três Pessoas da Trindade são mencionadas.

      4) Dê alguns versículos citados que provem que Jesus é Deus.

      5) Como pode ser provado pela Bíblia que o Espirito Santo é uma Pessoa e não uma simples “força” impessoal? Dê um exemplo.