A Eleição e a Predestinação

 Assunto: A Eleição e a Predestinação

Texto Básico: Efésios 1:1-14

 

Texto Áureo: “Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o principio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade.” – II Tessalonicenses 2:13

 
 

      Introdução

 

      Você  já ouviu falar que Deus tem um plano eterno, perfeito, definitivo e infalível? Ninguém é capaz de sabotar este plano e portanto tudo acabará saindo “segundo oeterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor” (Efe.3:11).

 

 

      O plano eterno de Deus abrange duas coisas, a Criação e a Redenção, ou seja a nova Criação. Deus criou tudo de acordo com um plano. Ele já previa claramente a entrada do pecado na Criação e já havia planejado um meio de redimir a humanidade e o mundo do pecado e suas terríveis conseqüências ou seja, a morte, a corrupção e a destruição. Que Deus já planejou, desde a eternidade esta redenção torna-se claro em I Pedro 1:19,20, que nos informa Cristo ser como “um cordeiro imaculado e incontaminado... conhecido, ainda antes da fundação do mundo”, como também em Atos 4:27,28: “O que a tua mão e o teu conselho tinham anteriormente determinadoque se havia de fazer”. Dá-nos imensa consolação saber que nosso Pai Celestial providenciou todo o necessário para a nossa salvação e resgate do pecado antes mesmo de existirmos! Também nos dá muito conforto saber que nada O pega de surpresa pois sabe tudo o que vai acontecer . Ao contrário dos homens, nosso Deus não vive aprendendo!

 

 

      Consideremos as seguintes verdades: 1) Deus é soberano isto é, Ele tem vontade própria, a qual ninguém pode cancelar (Dan.4:35; Isa.14:27, Efe.1:11); 2) Ele criou o Homem, bem como os anjos, possuidores de livre arbítrio (Gen.2:15-17);  3) Tudo o que os homens e anjos fazem já estava previsto e conhecido antes mesmo deles serem criados, pois para Deus não existe passado, presente e futuro. Ele é INFINITO ou seja, não tem nenhuma das limitações que os homens têm, vivendo além das condições que conhecemos.

 

      Todo o plano de Deus se baseia no Seu infinito preconhecimento. Estudemos portanto:

  1. A Preciência (ou Preconhecimento) de Deus

 

     Alguns pensam que Deus, sendo soberano, faz tudo de um modo arbitrário isto é, como um tirano que faz o que bem quiser!! Existe uma noção bastante errada sobre a doutrina da Eleição, que afirma ter Deus escolhido ao acaso os homens que haveria de salvar, deixando os demais para sofrerem a Sua justiça. Isto ocorre por não levarem em conta o preconhecimento de Deus, que é a base para a Eleição.

 

 

     É preciso compreender que a Preciência é a base da Eleição (I Ped.1:1,2) e que esta por sua vez é a base da Predestinação (Efe.1:4,5). Em Seu divino preconhecimento, Deus sabia de antemão quem iria e quem não iria crer em Cristo (João 6:64,65; Atos 13:40,41; I Pedro 2:8). Ele elegeu somente aos crentes em Cristo (Efe.1:11; João 3:18; Atos 13:48), predestinando-os para “a adoção de filhos” e para “a Sua glória” (Efe.1:5,6; Rom.8:29,30). Repare que somente os que “primeiro esperaram em Cristo” e nós, os gentios que nEle cremos, é que foram “predestinados... com o fim de sermos para louvor da Sua glória” (Efe.1:11-14). Somente os previstos em Cristo é que foram eleitos (escolhidos) e predestinados para a glória. Se um homem quiser fazer planos para o seu filho e herdeiro, não estará fazendo nenhuma injustiça aos filhos dos outros, não é mesmo?

 

 

     Deus “amou o mundo” e deu Seu Filho “em preço de redenção por todos” (João 3:16; I João 2:2; I Tim. 2:6). Portanto os demais não foram eleitos porque  não quiseram aceitar essa salvação que lhes é oferecida (João 5:40; I Tim.2:4; II Pedro 3:9; Atos 13:46). Portanto a Predestinação não se trata de maneira alguma de Deus escolher uns para o Céu e outros para o Inferno, mas simplesmente tem a ver com o destino dos crentes!

 

      Conservemos bem em nossas mentes a ordem divina: primeiro vem o Preconhecimento, em seguida a Eleição e só depois a Predestinação. Ignorar esta seqüência significará cairmos em confusão!

  

 

     Deus via “o fim desde o principio” (Isa.46:10,11; 44:7) e traçou Seu plano de acordo com esse conhecimento. Sendo assim, não fomos salvos por acaso e sim de propósito, conforme um plano traçado em Cristo Jesus ainda “antes dos tempos dos séculos” (II Tim.1:9), tendo Deus já determinado até a quantidade dos que serão salvos (Rom.11:25)!! Concluímos pelos fatos até aqui apresentados que a doutrina da Eleição e Predestinação não é para os descrentes mas sim para o conforto, o ânimo e a firmeza dos crentes.

 

 

     Ninguém  é eleito fora de Cristo. Enquanto o pecador não se arrepender e crer em Cristo, ele não é um eleito e está tão perdido quanto todos os demais. Mas no momento em que ele crer em Cristo, deixará de estar em Adão - e portanto de ser um pecador condenado - e passará a estar em Cristo, eternamente salvo e seguro! Todos os que estão em Cristo ou seja, unidos a Cristo pela fé, descobrem que nEle foram ainda antes da fundação do mundo predestinados ou marcados para a glória (Rom.9:23,24). Em outras palavras, Deus determinou salvar completamente a todos os que anteviu em Cristo. O crente tira deste fato a razão mais forte para a certeza da sua salvação. Ele sabe que uma vez justificado pela fé, ninguém poderá jamais quebrar a “corrente de ouro” descrita em Rom.8:29,30. Com toda certeza, o predestinado chegará até a glória, pois não há nada no universo que possa por em risco ou fazer malograr o plano de Deus para os Seus filhos (Rom.8:35-39; Isa.43:13; João 6:39).

 

 

     A Predestinação ocorreu na eternidade passada, mas só passamos a “estar em Cristo” em determinado momento de nossas vidas (Rom.16:7). Como ilustração, imaginemos um trem que sai de São Paulo às 9:00 horas em direção ao Rio de Janeiro, devendo chegar às 21:00 horas. Evidentemente todos os passageiros estarão “predestinados” a lá chegarem naquele horário, mas cada um deles exerceu seu livre arbítrio ao tomar a decisão de embarcar ou não! Sei que não é um exemplo perfeito, mas dá uma idéia de como a livre escolha do homem se relaciona com a infalível determinação da vontade de Deus que “faz todas as coisas segundo o conselho (plano) da Sua vontade” (Efe.1:11).

 

 

     Todo crente poderia dizer assim: “Antes de me converter, vi uma porta sobre a qual estava escrito: “Entrada franca. Todos são bem-vindos”. Depois de entrar, vi outra placa que dizia: “Eleito em Cristo antes da fundação do mundo”. Sem entrar não teria descoberto que era um eleito em Cristo!” (Apoc.21:6; 22:17; Mateus 11:28-30)

 

 

     Deus não obriga ninguém a aceitar a Salvação e também não obriga os salvos a obedece-Lo,  de modo que ninguém é coagido a nada. É por isso que somos aconselhados por Pedro: “Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis” (II Pedro 1:10). Poderemos comprovar para nós mesmos e para os outros que de fato somos salvos e eleitos, pelos frutos de conversão que produzirmos em nossas vidas (I Tess.1:4-10). Certamente seria ridículo falarmos que somos salvos e ao mesmo tempo continuarmos numa vida devassa ou sem frutos do Espírito Santo!

 

     Convém ainda repararmos em mais outro aspecto da doutrina da Eleição. Existe na Bíblia uma eleição de Deus que é separada da eleição para a salvação, a qual consiste em uma escolha ou eleição para serviço (João 15:16; Efe.2:10). Israel, na qualidade de nação era a “Nação Eleita” (Êxodo 19:5,6; Deut.14:2), preconhecida por Deus (Rom.11:1,2). Israel foi chamada ou eleita não só para ser de Deus, como também para servir de modo especial a Deus.  Para evitar o engano de pensar que somente eles é que se salvariam por serem a nação escolhida, Paulo explica: “Porque Deus encerrou a todos (tanto judeus como gentios) debaixo da desobediência para com todosusar de misericórdia”! (Rom.11:32). De fato, com a queda de Israel a Igreja de Cristo passou a ser  o “povo escolhido e a nação santa” para “que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz” (I Pedro 2:9; Efe.3:9-11). Dentre os membros das Suas verdadeiras igrejas (II Tim.2:5), Cristo selecionará um grupo de elite denominado “A Noiva” ou “A Esposa do Cordeiro” (Apoc.21:9). Esses “escolhidos” ou “selecionados” gozarão dos maiores e mais sublimes privilégios, por terem sido servos amorosos e fiéis a Cristo (Apoc.14:1-5). Para saber mais, leia a lição 34.

    C) O Chamado

 

     Jesus declarou para a nação de Israel: “Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos” (Mateus 22:14). Todos os israelitas tinham sido chamados à salvação e para desfrutarem os privilégios de serem a nação eleita, mas a grande maioria falhou e “poucos foram escolhidos”. Em Rom.8:30; 9:23,24 e I Cor.1:24, os termos “chamados” e “chamou” se referem somente aos que aceitaram o convite. Em outras palavras, todos são convidados mas só os que aceitam o convite é que se tornam os “chamados” (Mateus 22:3; Apoc.19:9).

 

 

      Aqui convém destacar que a nossa chamada para sermos eleitos aconteceu pela  oportunidade de ouvirmos o Evangelho (II Tess.2:13,14) e a nossa aceitação do mesmo pela fé (Rom.10:17). Somos eleitos “em santificação do Espírito e fé da verdade” e não independentemente de termos tido fé! Os “ultracalvinistas” se enganam ao dizer que os eleitos serão salvos mesmo sem a pregação do Evangelho! Pedro diz que somos eleitos “em santificação do Espírito para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo” (I Pedro 1:2). Portanto, não cansemos de pregar o Evangelho, pois assim estaremos cumprindo o glorioso plano de Deus! (Lucas 24:46,47).

 
 

      Questionário da lição 10

  1. Qual o versículo dado na lição prova que Deus sabia de antemão quem iria ou não crer em Cristo?
  2. Qual é a seqüência bíblica entre eleição, preconhecimento e predestinação?
  3. O pecador “fora de Cristo” (ainda não crente) já é um eleito?
  4. Quais são as passagens que provam que não há nada no universo que possa ameaçar de fracasso o plano de Deus de levar todos os Seus filhos à glória?
  5. Além da Eleição para a salvação, existe na Bíblia uma eleição para o ..............................
  6. Qual passagem prova que nossa eleição depende de crermos em Cristo isto é, da nossa fé?