A Continuidade da Igreja

 Assunto: A Continuidade da Igreja

Texto Básico: Mateus 16:18,19.

 

Texto Áureo: “A esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém”. (Efésios 3:21)

 

      Introdução

      Nas lições anteriores já analisamos duas das verdades encontradas no texto básico, foram elas o fundamento da igreja e o seu fundador. Examinaremos agora a continuidade da igreja, promessa encontrada nestas palavras do vers.18: “... e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”!  Trata-se de uma garantia de continuidade da igreja como instituição e organização visível e funcional até a segunda vinda de Cristo. Alguns teólogos vêem nesta promessa apenas uma garantia da continuidade do “corpo místico”de Cristo, a “igreja universal e invisível”. Quando lemos a historia do Cristianismo constatamos que não foi uma igreja invisível que foi perseguida através dos séculos! A promessa de Cristo trata da oposição e perseguição das forças diabólicas de Satanás contra igrejas visíveis e locais que têem sido testemunhas ativas de Cristo neste mundo desde a época apostólica (Atos 1:8).

 

      Os batistas têm sido alvo de perseguições cruéis, sendo torturados de todas as maneiras e mortos pelas mãos dos pagãos, pela Igreja Romana e até pelas Igrejas Reformadas Evangélicas! Zuinglio da Suíça e Lutero na Alemanha incentivaram perseguições aos Anabatistas (apelido dos Batistas no século XVI). No século seguinte, durante a colonização dos EUA a Igreja Congregacional perseguiu aos Batistas nas treze colônias. Mas apesar de tudo isso, “as portas do inferno” não puderam prevalecer contra a Igreja de Jesus Cristo e por isso existem atualmente milhares de igrejas batistas que defendem as doutrinas puras dos apóstolos.

 

  1. O que significa a doutrina da “continuidade da igreja”

     Muitos crentes ficam surpresos e admirados ao ouvir pela primeira vez que os batistas afirmam ser os continuadores das igrejas do Novo Testamento. De primeiro, acham que se trata de preconceito e fanatismo, mas, ao estudarem a questão mais a fundo, muitos deles têm chegado a conclusão de que tal afirmação não é uma afirmação sem base. Descobrem que as igrejas batistas podem ser identificadas com as do Novo Testamento de duas maneiras:

     1) Identidade doutrinaria. As igrejas batistas ensinam as mesmas doutrinas básicas sustentadas pelas igrejas apostólicas

     2) Identidade histórica. Existem apenas dois grupos de “cristãos” que têm uma ligação histórica com as igrejas do Novo Testamento, os Batistas e os Católicos Romanos. Entretanto, muito embora a Igreja Romana tenha existido desde aqueles tempos, ela representa apenas o Cristianismo desviado e corrompido pelas tradições humanas e influencia pagã. A corrente pura do Cristianismo neotestamentário pode ser traçada por meio não de uma sucessão de papas e concílios romanos, mas sim através do sangue derramado por milhões de testemunhas fiéis da Palavra de Deus, grandemente perseguidos sem mercê pela Igreja Romana, tendo recebido vários apelidos através dos séculos, dentre os quais destacamos os de “anabatistas” e “batistas”.

 

     Conforme a promessa de Cristo em Mateus 16:18, a Igreja que Ele fundou deverá  achar-se no mundo ainda hoje. Se não for assim, aquela promessa falhou! Sabemos muito bem que Deus não pode falhar em Suas promessas! (Rom.3:4; Jos.23:14). Todas as demais denominações e seitas “evangélicas” foram fundadas por homens e mulheres nos últimos 500 anos, após o descobrimento do Brasil, e isto ainda continua a acontecer. Seus fundadores tentam justificar estas suas “novas igrejas” dizendo que a promessa de Cristo falhou, que a igreja por Ele fundada desviou-se tanto que foi necessário Deus mandar alguém começar tudo de novo. Mas nós cremos que a promessa tem sido e sempre será cumprida fielmente, jamais deixando de existir nem por um único dia ao menos uma igreja de Jesus Cristo, local, visível e organizada em alguma parte do mundo!!!  As razões para esta nossa convicção está baseada não só em Mat.16:18, mas também nestes outros textos:

 

  1.  

  1. A esse gloria na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém!”- Efe. 3:21. Lembrando que a palavra “igreja” significa uma congregação local de crentes biblicamente batizados, esse versículo prova que haveria uma sucessão de igrejas desde Cristo até agora, pois afirma que Deus sempre receberá “glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre”. Será que houve alguma geração desde Cristo até hoje em que a igreja foi destruída e desapareceu? Será que “as portas do inferno” acabaram prevalecendo contra ela???  Se assim foi, a promessa que consta neste versículo falhou!!!
 
 
 
 
 
 

     2) “... e eis que Eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos “(ou melhor traduzido, “até o fim desta época ou era”) – Mat.28:20. Essas palavras são parte da “Grande Comissão” que Cristo deu aos Seus apóstolos. Se Ele lhes falava em caráter individual, então não há atualmente autoridade de Cristo no mundo para executar as ordens dessa comissão, pois todos os apóstolos já morreram há muito tempo. Entendemos, porém essa promessa como sendo feita aos apóstolos na qualidade de igreja ou instituição. Homens morrem, mas uma instituição pode continuar muito tempo alem da vida de um homem! É o que aconteceu no caso da Igreja, pois ela sobreviveu aos seus membros fundadores e a primeira igreja em Jerusalém antes de desaparecer deu origem a outras igrejas semelhantes a ela e autorizadas por ela (Atos 8:14-17; 9:31; 13:1 etc). Essas igrejas continuaram a multiplicar-se na Terra, na medida em que obedeceram ao mandamento de Cristo contido nessa comissão. Em outras palavras esse versículo contém um mandamento e ao mesmo tempo uma promessa!  Cristo garante que o Seu evangelho será pregado sem interrupção e que não passará nem um dia sequer desde então sem que não exista em alguma parte do planeta pelo menos uma das Suas igrejas ainda preservando a verdade de acordo com as Suas ordens!!!   3) “Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que (Ele) venha”!!! – I Cor.11:26.  Aqui o apostolo Paulo nos assegura que a Ceia do Senhor terá continuidade, sendo celebrada constantemente e sem interrupção pelas igrejas de Cristo até que Ele volte! Na véspera da Sua morte, Cristo confiou a observância da Ceia à primeira igreja em Jerusalém e os apóstolos por sua vez a entregaram às igrejas que eles organizavam. São as igrejas locais de Cristo que guardarão e celebrarão a Ceia até a Sua segunda vinda. Por isso este versículo é mais uma prova de que a instituição “Igreja” nunca deixará de existir!

      Ao defenderem a doutrina da continuidade, os batistas não querem dizer com isso que uma igreja local não possa desviar-se e deixar de ser uma autentica igreja de Cristo. No próprio Novo Testamento encontramos várias advertências dirigidas às igrejas da época, alertando-as quanto ao perigo do desvio doutrinário e espiritual. Paulo advertiu as igrejas da Galácia contra a falsa doutrina (Gal.1:6-9). Cristo adverte as sete igrejas da Ásia do risco que corriam de perderem os seus “castiçais” ou seja, deixarem de ser consideradas como igrejas dEle!! (Apoc.2:5). Uma determinada igreja pode deixar de existir, mas a Igreja como instituição continua existindo em várias partes do mundo por meio de outras igrejas fiéis! Certo evangelista norte americano disse numa pregação que as igrejas tinham falhado em sua missão e por isso Deus o havia levantado para fazer o trabalho que elas tinham deixado de fazer. Tal afirmação denota uma ignorância muito grande, intencional ou não, sobre a validade das promessas de Deus estudadas nesta lição!

      Antes de tomar conhecimento das fartas provas históricas sobre a continua existência das igrejas verdadeiras de Cristo, eu já cria nessa doutrina pois não podia negar o valor das preciosas promessas de Cristo.

      Certa vez Deus fez a Abrãao uma promessa que parecia impossível de acontecer, mas ele acreditou creu e ela se cumpriu mesmo (Rom.4:20-22). Por que não poderíamos nós acreditar nesta outra promessa maravilhosa feita pelo mesmo Deus?

      

    Questionário da lição 16

     1.Quais são as duas maneiras pelas quais podemos provar que as igrejas batistas são as mesmas que as do Novo Testamento?

     2.Ainda é possível achar no mundo a igreja, aquela instituição  que Cristo fundou?

     3.Como é que as seitas criadas nos últimos quinhentos anos justificam terem sido fundadas tanto tempo depois da primeira vinda de Cristo?

     4.Conforme Ef. 3:21, por quanto tempo deverá Deus receber glória por meio da Igreja?

     5.Segundo Mateus 28:20, durante quanto tempo Cristo estará com Sua Igreja?

     6.Baseado em I Cor.11:26, até quando as igrejas de Cristo continuarão a conservar e celebrar a Ceia do Senhor?